Os resultados da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foram divulgados no dia 20 de dezembro. Estudantes de diferentes escolas públicas de Carlos Barbosa se destacaram no evento.

O público-alvo da OBMEP é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio. Os alunos babosenses que se destacaram na Olimpíada deste ano foram:

EMEF Salvador Bordini
Ana Clara Ferrari – Medalha de Prata
Alessandro Frozza – Menção Honrosa
Mateus Guaragni – Menção Honrosa

EMEF Nossa Senhora Aparecida
Pyetro Kauã Ritter de Oliveira – 7º ano – Menção Honrosa
Mateus Quevedo Marafon – 7º ano – Medalha de Bronze
Matheus Castoldi – 8º ano – Medalha de Bronze
Felipe Bellebone Mantovani – 9º ano – Menção Honrosa

EMEF Cardeal Arcoverde
Arthur Gobatto – 6º ano – Menção Honrosa
Jean Carlo Zilio – 9º ano – Menção Honrosa
Murilo Mocellin Salvi – 9º ano – Menção Honrosa
Professora: Cristiane Isabel Mocellin Salvi – Menção Honrosa

EMEF Padre Pedro Piccoli
Jaqueline Parmigiani – 6º Ano – Medalha de Bronze
Lara Zohlker Thomas – 7º Ano B – Mensão Honrosa
Carlos Eduardo Bittelkow Somensi – 8º Ano – Mensão Honrosa
Marcello Rossi Lermen – 8º Ano – Mensão Honrosa
Paulo César Thiss Martins – 8º Ano – Mensão Honrosa
Professora: Raquel Trentin Araújo – Mensão Honrosa

EMEFTI Governador Leonel de Moura Brizola
Rômulo Eduardo Girotto – Medalha de Ouro
Evilin Sofia Rodrigues da Silva – Medalha de Bronze
Sandy Jacobs – Medalha de Bronze
Ana Clara Dobner Demartini – Menção Honrosa
Eduardo Luis Brinckmann – Menção Honrosa
Vinícius Christ Batista – Menção Honrosa
Professoras Roberta Manfroi Ló e Veridiana Rabaioli Bortollini – Mensão Honrosa

EMEF Prefeito José Chies
Alecsandro Klein – Mensão Honrosa nível 1
Bernardo Gaio – Mensão Honrosa nível 1
Eduardo dos Santos Dupont – Mensão Honrosa nível 1
Paola Farina Biasi – Mensão Honrosa nível 2

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras e é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Além de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área, visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possam ter acesso a materiais didáticos de qualidade; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e ainda, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.