A Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul apresenta na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti, o espetáculo “Por onde passa o samba!”, que teve a sua estreia em 2022, na mostra anual de encerramento da Escola. Os ingressos estão disponíveis na sede da Unidade de Dança que fica no Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, nº 312 – B. Panazzollo). A Unidade fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

“Por onde passa o samba!” homenageia o gênero musical que, sem dúvida, é um dos mais populares ritmos do Brasil. O trabalho, que teve como fonte de pesquisa o livro “Para Ouvir o Samba” de Luís Filipe de Lima, tem a direção de Uyara Camargo, coordenadora da Escola, e conta com as coreografias compostas pelos professores da Escola, que também integram o elenco da Cia. Municipal de Dança.

“Poder reapresentar este trabalho é muito importante, não somente para integrar os alunos novos e antigos da Escola, como também proporcionar o contato, conhecimento e respeito a cultura do nosso país. É muito emocionante ver a colaboração entre alunos e professores a fim de acolher quem está chegando, e também sentir que o envolvimento com o tema é grande. Eles saem das aulas felizes, cantarolando as músicas. É lindo!” destaca a coordenadora da Escola, Uyara Camargo.

O samba é, sem dúvida, um dos gêneros mais diversificados da música popular em todo o mundo. Espinha dorsal e corrente principal da música do povo brasileiro, da folclórica até a urbana. Trata-se de um gênero que se manifesta não somente em diversos estilos de composição e interpretação, como também em bailados extremamente variados.

Todos estão convidados a seguirem os passos dos blocos e suas marchinhas, das gafieiras e seus malandros, das rodas e samba no pé, das escolas de samba e suas porta-bandeiras, mestres-salas e passistas e juntos descobrirem “Por onde passa o samba!”

A Unidade de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) é a responsável pela manutenção da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul e também pelo programa permanente de formação da (EPD) que atende crianças e adolescentes com idade entre 08 e 15 anos, através do ensino da dança e suas diferentes linguagens, conta atualmente com 100 alunos.