Robôs nas cozinhas, fornos inteligentes com programação de receitas, autoatendimento e uso de inteligência artificial para conhecer e se relacionar com os clientes (data driving). Na avaliação do coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, a tecnologia foi a principal pauta na National Restaurant Association 2019 (NRA) – Feira da Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos, que terminou na terça-feira (21), em Chicago.

“A tecnologia é a grande pauta do evento. Tanto em equipamentos de cozinha, fornos combinados, robôs, fritadeiras, que facilitam e reduzem a necessidade de mão de obra, quanto no atendimento ao cliente: quiosques de autoatendimento, possibilidade de pedir por aplicativos, uso de dados para conhecer os gostos do cliente, se relacionar com ele, oferecer produtos mais adequados, uso de inteligência artificial em pesquisa de mercado”, detalha Klafke.

O comportamento do consumidor, que busca cada vez mais praticidade, mas também exige alimentos e bebidas saudáveis, ingredientes sem conservantes, fornecedores seguros, foi outra tendência percebida no evento. Na avaliação do diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos, a participação na feira em Chicago é fundamental para pequenas empresas do segmento gastronômico. “Bares e restaurantes precisam colocar na agenda a participação nestes eventos, pois agregam muito, possibilitam viver o que é a grande tendência e o que de mais efetivo se está praticando no mercado”, afirma.

Ramos explica que, a partir de agora, o Sebrae RS irá acompanhar o processo de implementação das ideias surgidas nos Estados Unidos. E novas ideias não faltam para o empresário Felipe Castro, sócio da Okay Café, de Santa Maria, integrante da comitiva. “Chamou atenção o uso da tecnologia para aumentar a eficiência do atendimento de um garçom, por exemplo, e para conhecer cada vez mais o cliente, suas preferências”. Outro ponto de destaque da feira, na avaliação do empreendedor, é a grande quantidade de oferta de soluções para autoatendimento.

O futuro nas gôndolas
Uma das visitas mais impactantes foi à loja da Amazon Go, que começa a investir no segmento da alimentação. “Ela vai fazer uma revolução. Não tem fila, não tem caixa. Você baixa o aplicativo, entra na loja, pega o produto e sai. Simples assim”, descreve o empresário.

A loja tem câmeras e sensores que rastreiam as compras dos clientes. O ticket médio de compra, avalia o diretor Técnico do Sebrae RS, é alto (de sete a dez dólares) em um espaço de cerca de 50 metros quadrados, que recebe aproximadamente 7 mil pessoas por dia. Quando o cliente deixa a loja, os itens são automaticamente cobrados na conta e o consumidor ainda recebe a informação da compra total com o recibo.

O Sebrae RS está acompanhando 14 empresários durante o evento nos Estados Unidos. Na programação, foram 18 visitas técnicas em operações de referência no mercado americano de foodservice, workshops, palestras, consultorias e acompanhamento técnico para implementação de melhorias no retorno ao Brasil. O grupo retorna nesta quinta-feira, 23.

Fonte: Assessoria Sebrae / Foto: Reprodução Internet

Comportamento do consumidor, buscando praticidade, alimentos e bebidas saudáveis, ingredientes sem conservantes e fornecedores seguros foi tendência no evento.