Antes mesmo de iniciar, o curso de Enfermagem a ser implementado no próximo ano, na UCS Bento Gonçalves, recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC). A avaliação é uma etapa obrigatória para a instalação de novas graduações.

No caso da Enfermagem, como explica a coordenadora do curso, professora Isabel de Melo, o processo de análise do Ministério da Educação se dá de modo presencial, assim como ocorre com os cursos de Medicina, Psicologia e Direito. No roteiro dos avaliadores, são considerados diversos aspectos relacionados às condições de ensino. “A equipe do MEC avalia a proposta pedagógica, que é o item mais importante, a estrutura física e o corpo docente, além dos campos de prática onde ocorrem os estágios”, explica Isabel.

Os técnicos do MEC gostaram do que encontraram, tanto que concederam a nota máxima diante da infraestrutura. “É muito difícil um curso ser autorizado e arrancar com uma nota 5. O MEC é muito exigente em seus critérios, por isso estamos muito felizes”, comemora a professora.

Agora, será preciso aguardar a publicação da portaria por parte do MEC, para que o curso possa ser iniciado, o que deve ocorrer no início do próximo ano. Os esforços para instalar o curso de Enfermagem em Bento Gonçalves começaram em 2021 e demandaram um investimento de cerca de R$ 1 milhão, principalmente no Laboratório de Habilidades. Nessa estrutura, que será mais um ambiente de trabalho dos futuros enfermeiros ao lado de laboratórios de outros cursos, como de Biologia e Fisioterapia, estarão acondicionados os bonecos com os quais eles realizarão o desenvolvimento de habilidades.

O curso oferecido em Bento Gonçalves terá habilitação em bacharelado, assim como o oferecido em Caxias do Sul. A nova graduação será mais uma dentro dos chamados cursos da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, já composto pelas formações em Ciências Biológicas, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Psicologia e Técnico em Enfermagem.

“A avaliação de autorização de Enfermagem com nota máxima pelo MEC, o conceito 5, no que concerne à proposta didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura, coroa a dedicação, competência e visão  de todos os envolvidos na Universidade para que alcançássemos tal patamar. Queremos oferecer à comunidade uma formação que faça a diferença na vida das pessoas, não tenho dúvida que isso ocorrerá com Enfermagem, pelo seu enfoque diferenciado prático e interdisciplinar”, destacou o sub-reitor da UCS Bento Gonçalves, Fabiano Larentis.

O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, comemorou a avaliação do MEC e reforçou a qualidade do ensino oferecido pela Universidade. “Nossos cursos se orientam pela busca da excelência acadêmica. Para alcançá-la, é preciso investir em estrutura e professores qualificados. O início das operações do curso de Enfermagem revela nosso cuidado em disponibilizar uma oferta de graduação que já nasce com conceito máximo”, contextualizou.