A Unidade de Artes Visuais (UAV) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), abre inscrições para interessados em participar da 16ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul. As inscrições podem ser realizadas de 13 a 27 de março, pelo UAV DIGITAL.

Para a construção da programação da 16ª edição da Semana da Fotografia de Caxias do Sul, a Unidade de Artes Visuais, que sempre recebe propostas expositivas individuais e/ou coletivas de artistas, está realizando, pela primeira vez, um convite através de uma chamada voltada para espaços culturais ou expositivos interessados em fazerem parte, recebendo as exposições fotográficas da programação.

“A programação da Semana da Fotografia, sempre que possível, envolveu a cidade. A chamada para espaços culturais ou expositivos vem com intuito de ampliar ainda mais a possibilidade de levar exposições fotográficas para o maior número de pessoas possíveis, de forma colaborativa entre espaços privados e públicos, artistas, fotógrafos e produtores culturais”, salienta a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e responsável pela programação, Mona Carvalho.

A secretaria apresenta também, a nova identidade visual da Semana da Fotografia 2023, que foi criado pelo artista Scharlison da Silva Santos. O evento é uma ação colaborativa entre instituições, entidades culturais e educacionais onde visa debater, refletir, investigar e fomentar os processos de criação, produção e pesquisa relacionados à fotografia. “Além da fotografia ser responsável pelo surgimento do cinema e da televisão, e de ajudar no desenvolvimento tecnológico e científico, a câmera fotográfica também passou a ser uma ferramenta artística, nos trazendo novas formas de ver e interpretar o mundo à nossa volta”, conclui o artista, Scharlison.

O artista explica as referências usadas para a identidade desta edição que utiliza a câmera fotográfica como peça principal do evento. “Baseado em uma das câmeras mais famosas da história, a Canon Canonet. A identidade visual da 16ª Semana da Fotografia tem como objetivo nos fazer pensar e refletir sobre essa ferramenta tão importante e revolucionária. O impacto causado pela câmera fotográfica e a fotografia desde sua origem é imensurável. Através deste instrumento expandimos o nosso alcance visual a memória e a informação, e o tornamos muito mais acessível e democrático”, destaca Scharlison.