Mais do que estatísticas, as quase 70 medalhas conquistadas pela Cooperativa Vinícola Garibaldi ao longo de 2022 representam reconhecimento. Em cada uma das distinções, colhidas no Brasil e nas mais diversas partes do mundo, está o aval de avaliadores para os vinhos e os espumantes da marca.

É uma chancela da qualidade de produtos como o Garibaldi Moscatel, eleito o melhor do Cone Sul pelo concurso chileno Catad’Or World Wine Awards. A premiação, válida para temporada 2021-2022, é uma das mais importantes do principal concurso latino-americano. No mesmo Catad’Or foram outras cinco medalhas de ouro, incluindo uma para o vinho Garibaldi VG Marselan, lançado neste ano – as demais foram para outros espumantes.

Ainda na América do Sul, não faltou distinções também na Argentina. O Vinus elegeu o espumante Amaze Moscatel, destinado exclusivamente ao mercado externo, com o Gran Ouro do concurso. No mesmo certame, os espumantes da marca receberam quatro medalhas de Ouro Duplo – com exceção de uma, para o vinho Garibaldi Chardonnay – e quatro de Ouro.

O Garibaldi Moscatel, bebida mais premiada da história da cooperativa, mais uma vez foi a que mais acumulou medalhas. Foram 11 no total, vindas de nove dos 11 países em que os produtos da vinícola foram agraciados, incluindo a França, no Citadelles du Vin; a Itália, no Cittá del Vino, e em Portugal, no Virtus. Na Europa, ainda, a Cooperativa Vinícola Garibaldi colheu louros na Inglaterra, nos concursos International Wine Challenge e Wine Spirits Competition, na Grécia, no certame Thessaloniki, no húngaro Vinagora e no espanhol Bacchus. Já na América do Norte, a marca foi agraciada no Mondiales des Vins, no Canadá.

Aqui no Brasil também teve destaques. No Brazil Wine Challenge, por exemplo, foram seis medalhas – todas de ouro. Além dos concursos citados, os produtos da vinícola foram reconhecidos nas competições Chardonnay du Monde e Challenge du Vin, na França; Decanter, na Inglaterra; e nos Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi e Avaliação Nacional de Vinhos, no Brasil. Assim como o Garibaldi Moscatel, se destacaram nas premiações os espumantes Garibaldi Chardonnay, com oito medalhas; Garibaldi VG Brut Rosé, com seis; Garibaldi Prosecco, com cinco; além da linha Amaze, que colheu 11 medalhas.