Esse carro é uma alternativa pensada para as pessoas que não querem deixar o carro de lado, mas procuram algo mais conveniente.

Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. Eles são um dos bens de consumo mais desejados e ninguém pode negar que também são um item bastante útil.

Afinal, as pessoas precisam se locomover. E quanto mais prático e confortável for, melhor. Por mais que o aumento de carros seja uma coisa ruim, novos modelos estão surgindo para minimizar esse dano, como por exemplo, o carro elétrico.

Esse carro usa propulsão por meio de motores elétricos. Ele é composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário.

Eles são chamados de veículos “zero emissões” por terem um meio de locomoção não poluente, além de não emitirem nenhum tipo de gás que possa ser nocivo ao meio ambiente.

Hoje em dia são fabricados os mais variados tipos de modelos. Um exemplo disso é o Microlino, da empresa suíça Micro. Ela apresentou uma versão Lite do modelo original no Salão Automóvel de Genebra. Essa versão pode ser dirigida em alguns países da Europa sem carteira de habilitação a partir dos 14 anos.

Por conta disso, a velocidade máxima desse micro carro é de 45 quilômetros por hora, que é metade do Microlino padrão. O objetivo da marca é despertar o interesse de pessoas que não querem trocar o carro por outros veículos, mas que buscam formas mais convenientes de se locomoverem.

Microcarro elétrico

Esse modelo Lite tem o mesmo design do visto em sua versão de tamanho normal. O veículo mede 2,5 metros de comprimento, 1,47 metro de largura e 1,5 metro de altura. Além das proporções, o seu peso também é uma vantagem. Ele é diferente dos EVs maiores, pesando somente 600 quilos.

O carro consegue ter até 9W de potência e a bateria tem 5,5 kWh de capacidade. Isso faz com que o Microlino consiga percorrer 100 quilômetros por carga. E na versão com um bateria de 11kWh ele consegue andar 177 quilômetros com uma carga.

Para sua recarga, indo de zero a 80%, ele demora aproximadamente duas horas com um carregador Tipo 2 de 2,2 kW na bateria de entrada e quatro horas na versão com mais capacidade.

Por ser micro, o carro tem somente dois lugares. Mas ele tem teto solar e um porta-malas de 230 litros.

O modelo irá ser construído em Torino, na Itália, e irá ser vendido em azul ou cinza. Dentro do veículo os donos vão poder customizar com couro vegano, banco de veludo, bolsos laterais, alto-falante bluetooth e suporte para smartphone.

Como o objetivo é que o modelo mais básico custe menos, ele irá ser vendido por assinatura de 156 euros, equivalente a um pouco mais de 840 reais por mês. Esse valor é para um plano de cinco mil quilômetros por ano por 48 meses.

As pessoas que tiverem interesse já podem começar a pré-encomendar o carro, mas as entregas estão previstas para acontecer no começo do verão europeu, que acontece em junho.

Até o momento, a empresa não divulgou quais são os países que irão receber esse microcarro. Contudo, de acordo com um porta-voz da empresa, os EUA devem ter esse modelo até o final do ano.

Modelo

Além desse, existe um outromicro carro elétrico que já está no mercado. A criação é da Quantum Motors, uma startup da Bolívia, e ele comporta três pessoas, que não tenham um porte grande, e chega a uma velocidade máxima de 56 quilômetros por hora.

O veículo tem o tamanho de um carrinho de golfe e consegue andar 95 quilômetros antes de ter que ser recarregado novamente. O seu tempo de recarga é entre seis a oito horas.

Esse carro elétrico da Quantum já está fazendo sucesso com as pessoas. “Foi amor à primeira vista”, disse Daniel Derenne, aposentado de 62 anos de Cochabamba. O homem comprou o carro em setembro de 2019, logo depois que ele foi lançado. Até hoje, ele já dirigiu 9,6 mil quilômetros no veículo. Segundo Derenne, no carro realmente cabem três pessoas, “mas não podem ser muito gordas”.

Segundo os fundadores da startup, eles acreditam que esse, que é o primeiro carro elétrico fabricado na Bolívia, é o futuro da indústria automotiva na América Latina. “Nas ruas congestionadas do mundo em desenvolvimento, carros em miniatura fazem mais sentido. E é muito mais barato de operar do que automóveis convencionais”, disse Carlos Soruco, um dos fundadores da Quantum.

Quem tem esse veículo conta que gasta em média sete dólares, aproximadamente 35 reais, por mês para carregar o carro. Esse modelo pode ser conectado em qualquer tomada, ou seja, o dono não precisa fazer um investimento em estações de recarga. E por ele ser um automóvel pequeno, achar uma vaga para estacionar é fácil.

O preço desse carro é de 7,5 mil dólares, cerca de 38 mil reais. Por conta disso, ele é bem mais acessível do que os modelos de luxo das montadoras dos EUA e da Europa. “Estamos convencidos de que o desenvolvimento de veículos elétricos na América Latina não será com Teslas ou Volkswagens”, disse Soruco.

Até o momento já foram vendidos 370 carros elétricos da Quantum.

Esse micro carro elétrico de baixo custo pode rodar a 56 km/h e tem quase  100 km de autonomia - C.A.E

Esse microcarro elétrico de baixo custo pode rodar a 56 km/h e 100 km de autonomia

Fonte: Fatos Desconhecidos