Imagem: Divulgação

O projeto lúdico-educacional Le Nostre Origini chegou ao final de sua temporada alcançando expressivas marcas. A proposta de levar a história da origem de Bento Gonçalves à rede pública de ensino, liderada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), impactou mais de 5 mil alunos de 30 escolas municipais em suas duas edições realizadas neste ano (com primeiro circuito em março e o segundo em novembro, entre os dias 3 e 18).

Assim, cumpriu seu papel em aproximar das novas gerações e das crianças de outras cidades que moram em Bento Gonçalves a história por trás do município conhecido por sua vocação vitivinícola e moveleira, na avaliação da presidente do CIC-BG, Marijane Paese. “Esse projeto ajuda a criar um vínculo das crianças com a cidade, fazendo elas se sentirem não só identificadas com a história, mas também pertencentes a ela. Esse sentimento é fundamental para cultivar seu engajamento futuro nas ações e iniciativas de fomento ao desenvolvimento de toda região”, diz.

Criada pela trupe Teatro Luz e Cena de Novo Hamburgo, dona de uma história de mais de 40 anos dedicados ao teatro, a peça “Belamérica” narra a saga da imigração que trouxe milhares de italianos à região a partir de 1875 com uma narrativa divertida. No palco cinco personagens – Tina, Pipo, Gi, Nico e Geno – acabam descobrindo que seus nomes não são os que eles imaginavam ser. Para descobrir a verdade, eles precisam fazer uma investigação, empreendendo uma longa e divertida viagem no tempo.

O projeto Le Nostre Origini teve realização do CIC-BG, com financiamento do Pró-Cultura RS e patrocínio da Saif e do Supermercados Andreazza.