A Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul é, sem dúvidas, um exemplo inspirador de como o investimento público em cultura pode transformar uma comunidade. Desde a sua criação em 1997, sob a responsabilidade de fomentar uma política cultural democrática, a Companhia tem sido uma força motriz na promoção da arte da dança, tanto em nível local quanto nacional e internacional.

Sua abordagem voltada para as linguagens contemporâneas da dança não apenas a coloca na vanguarda do cenário artístico, mas também a torna relevante e acessível para públicos diversos. Ao longo de seus 25 anos de existência, a companhia não só produziu um impressionante repertório de mais de 45 obras coreográficas, mas também serviu como uma plataforma para a formação de novos talentos e a disseminação da arte da dança como um todo na Serra Gaúcha.

“1, 2, 3 – Uno Duo” apresenta-se sob a forma de um jogo composto por nove cenas em encontro e oposição. Relação entre o impulso e a resistência, atração e repulsão, interno e externo, questionando o que está fixo e o que está em movimento. O trabalho conta com obras coreográficas de Ney Moraes, Sigrid Nora, Eva Schul, Jair Moraes, Thomas Pliscke e Claudia Palma. A direção cênica do espetáculo é de Sigrid Nora, fundadora da Cia., e a direção artística do grupo é de Paula Giusto.

A remontagem do espetáculo de estreia marca o encerramento das ações de celebração dos 25 anos de existência da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, iniciado em março de 2023. As apresentações acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de março, às 20h, no Teatro Municipal Pedro Parenti.

A apresentação da remontagem do espetáculo de estreia oficial do corpo artístico marca não apenas um momento de celebração e reconhecimento da trajetória da Cia., mas também a oportunidade para refletir sobre o impacto positivo que ela teve na comunidade ao longo dos anos. É um testemunho do compromisso contínuo da cidade de Caxias do Sul com a promoção da cultura e das artes, e um lembrete da importância de investir em iniciativas que enriqueçam o tecido cultural de uma sociedade.

A entrada é franca, com a sugestão da doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na bilheteria da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. O evento tem realização da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e apoio cultural de Lorigraf e Sólus – Som, Luz e Imagem.