Imagem: “O Silêncio da Alma” da artista Jane Santos/Foto por Jane Santos

A Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul (SMC) realiza a abertura da exposição “O Silêncio da Alma” com visitação guiada pela artista Jane Santos, junto com a intérprete de LIBRAS, na próxima sexta-feira, dia 06 de outubro, às 18h30min, na Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

A mostra, que tem como objetivo representar a delicadeza das mulheres em sua solidão, apresenta o recorte de quatorze obras desenvolvidas com a técnica de óleo sobre tela. Em cada uma dessas figuras, pode ser vista através de suas identidades, linhas e núcleos, suas silenciosas, que remetem a um tempo melancólico de mulheres que enfrentam no dia a dia a vicissitude do mundo contemporâneo.

“Por experiência própria – muitas vezes tive que me silenciar por exigência de uma educação autoritária, na qual os mais velhos eram símbolo de poder e autoridade – e também porque ao longo da vida me deparei com isso em diversas oportunidades. Acredito que tenha aprendido a ficar em silêncio, e passei a observar isso nas outras mulheres. Dentro desta perspectiva, as obras retratadas em diferentes situações aqui, algumas dessas mulheres, também silenciosas, tomam formas dinâmicas, vivas, muitas vezes gritantes. Observei-as em momentos do cotidiano, na rotina do dia a dia, e ao mesmo tempo tentei ir além do que meus olhos viam. Imaginei como seriam suas almas. Essas figuras tão cheias de sonhos, vitalidade e inquietações ficam muito mais por trás dessa imagem aparente”, ressalta a artista, Jane Santos.

Jane Santos é artista plástica, gaúcha e formada pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização pelo Senac em Artes Visuais: Cultura e Criação. Idealista, apaixonada pela arte e entusiasta do protagonismo feminino, encontrou na representação das figuras femininas o seu lugar de expressão. Ama viajar, e está sempre em busca de novas experiências que lhe permitam ampliar seus horizontes e aprimorar seu conhecimento.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 05 de novembro, conta com classificação indicativa livre e pode ser visitada de forma gratuita nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terça a sexta, das 9h às 22h; sábados e domingos, das 16h às 22h.