O Curso de Mosaico Artístico – Introdução à Arte Musiva, com as mestras mosaicistas Manas Bonetti, acontece na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves e tem aberta a visitação para os interessados. A visitação tem entrada franca e poderá ser feita de
até sábado, dia 16 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Esta é a 7ª edição deste projeto no Brasil e a 2ª edição em Bento Gonçalves. As vagas foram preenchidas rapidamente, com participantes de distintas cidades do Rio Grande do Sul e também de outros estados, revelando o grande interesse do público pelos cursos oferecidos pelas Manas.

Ao longo das quase cinquenta horas de atividades, os participantes terão acesso aos
conhecimentos sobre história e evolução desta arte, noções sobre andamento e teoria das cores aplicada ao mosaico artístico, fundamentos para seleção e preparação dos materiais, elaboração de projeto e, através da prática, poderão realizar módulos em diferentes estilos.

A visitação ofertada gratuitamente ao público em geral, representa uma oportunidade
importante para se conhecer um pouco mais sobre esta arte milenar e de se observar a execução de exemplares nos estilos mais clássicos como dos mosaicos romanos e bizantinos, até uma produção musiva mais contemporânea. Além disso, os visitantes também poderão observar o uso das ferramentas tradicionais, a martellina e o tagliolo, fundamentais para efetuar o corte preciso das peças que irão compor os mosaicos.

As Manas Bonetti, ministrantes do curso, são as irmãs gêmeas Marielle e Michelle, mestras
mosaicistas qualificadas pela Scuola Mosaicisti del Friuli, de Spilimbergo, na Itália, referência mundial nesta arte. Atualmente, retornaram para Urussanga, Santa Catarina, sua cidade natal, mas já enviaram suas produções e realizaram cursos de mosaico artístico em diversos estados brasileiros e também no exterior.

A edição de 2022 deste projeto, realizada em Bento Gonçalves, favoreceu a economia criativa da cidade e seu objetivo mais amplo era engendrar um polo de criação de mosaicos na região, que agora recebe um importante incentivo com mais esta edição de 2023. Isso porque uma comitiva italiana virá para a abertura do curso e visitará as cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Carlos Barbosa para fomentar a criação de um Circolo Friulano regional.

A iniciativa é um importante movimento que poderá oportunizar a participação da região em mais projetos como este, promovidos pelo Ente Friuli nel Mondo e financiados pela região do Friuli Venezia Giulia, na Itália.