Em reunião técnica na última semana, o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves realizou a primeira escuta referente à Lei Paulo Gustavo com o objetivo de construir coletivamente o repasse da execução da Lei Paulo Gustavo em Bento Gonçalves. Agora, o conselho divulga um formulário para consulta pública e agenda com mais dois encontros para tratar sobre o tema.

O formulário tem como objetivo reunir informações para a aplicação da Lei Paulo Gustavo em Bento Gonçalves, especialmente na modalidade de Editais, para estimativa de valoração por projeto, na modalidade de Prestação de Contas, para definição de “Espaço Cultural” e critérios de análise. O formulário vai estar aberto de 7 a 15 de junho.

Os dados obtidos com essa pesquisa servirão como base para análise da aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo. Depois, essas informações serão levadas para as escutas presencias onde as propostas serão debatidas e eleitas.
Segue link de acesso ao formulário: https://forms.gle/MD3HJmBg6gari18C9

Calendário de escutas presenciais:
Dia 17 de junho de 2023. Sábado, 8h30, na Fundação Casa das Artes.
Dia 20 de junho de 2023. Terça-feira, 18h30, na Praça Céu.

Estão convidados a participar os agentes culturais do município assim como a comunidade em geral. O encontro tem o objetivo de construir junto à comunidade cultural as ações a serem incrementadas no Município para a utilização dos recursos advindos da Lei Paulo Gustavo, objetivando, ainda, o cumprimento da própria previsão da Lei, que enuncia a promoção da discussão e consulta para com a comunidade cultural, adotando medidas de transparência e impessoalidade.

O que é Lei Paulo Gustavo?
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) foi pensada com o objetivo de apoiar fazedores e fazedoras de cultura diante dos desafios da pandemia de Covid-19. A Lei prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, a municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, ou, em alguns casos, aquisição de bens e serviços e outras formas de seleção pública simplificada.

O Município de Bento Gonçalves deverá receber cerca de R$ 1 milhão de reais, que serão empregados em áreas já determinadas pela lei.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura