Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, conforme a Portaria do Ministério da Cultura nº 45 de 14 de julho de 2023, a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves realizam, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, a 3ª Conferência Municipal de Cultura, na Fundação Casa das Artes, a partir das 18 horas.

O evento tem como objetivo propiciar o diálogo entre os diferentes agentes culturais do município para a construção colaborativa de políticas públicas culturais em âmbito municipal, estadual e federal.  Além de eleger os Delegados para representar o Município na 6ª Conferência Estadual de Cultura que deverá ocorrer ainda este ano. A 4ª Conferência Nacional de Cultura ocorrerá no início de 2024.

Os eixos temáticos acerca dos assuntos culturais a serem debatidos na Conferência local são: 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A museóloga Deise Formolo ressalta a importância do evento. “É uma forma de organizar as demandas da comunidade cultural como um todo. É preciso que os agentes culturais e a sociedade civil estejam presentes, pois estamos contribuindo para uma realidade que é de todos. A Conferência é o momento onde podemos atualizar e fortificar as diretrizes na esfera pública”.

A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, destaca que pensar e debater sobre cultura é uma necessidade sempre emergente, pois cultura está relacionada diretamente ao cotidiano. “Quando falamos sobre cultura precisamos expandir todos os possíveis alcances que cada ação poderá ter na vida das pessoas. Por isso a importância de uma grande participação na Conferência Municipal, não apenas de quem trabalha com cultura, mas de toda a comunidade, que direta ou indiretamente também é beneficiada, para que a compreensão da importância social e econômica, principalmente, sejam entendidas e debatidas”, avalia Daniela.

A comissão divulgou na quarta-feira (06), a programação completa do evento, que vai contar com a representante do Ministério da Cultura – regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e representante do Sistema Estadual de Cultura, Alexandre Vargas.

Programação:

DIA 12 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h-19h
Abertura –  18h30 – 19h – Com a presença do Prefeito Municipal, Diogo Siqueira; Secretário Municipal de Cultura, Evandro Soares e a Presidente do CMPC Daniela Sandrin Copat;

Mesa 1 – Sistema Nacional e Estadual de Cultura – 19h -19h40 – Com a representante do MINC regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez e representante do Sistema Estadual de Cultura – SEDACRS, Alexandre Vargas. Mediação: Evandro Soares.

Apresentação Eixos – Com a participação de agentes culturais de Bento Gonçalves:
• Eixo – Democratização do acesso à cultura e Participação Social – Sandro Giordani e Marcus Flávio Dutra Ribeiro;
• Eixo – Identidade, Patrimônio e Memória – Cristiane Bertoco e Sabrina de Lima Greselle;
• Eixo – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural – Solana Corrêa, Elisangela Fontoura, Elisa Lentes e Juliana Peixoto;
• Eixo – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade – Daniela Sandrin Copat e Pedrinho Festa;
• Eixo – Direito às Artes e às Linguagens Digitais –  Cristine Tedesco e Natalia Giacomelo;

DIA 13 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h -19h;
Apresentação documento base 19h – 19h30;
Grupos de discussão –  19h30 -22h00.

DIA 14 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h-19h;
Deliberação acerca das propostas para os eixos;
Eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura.