Hoje existe um desejo real por parte das pessoas de querer voltar a métodos mais naturais para cuidar de si mesmo. Basta observar a popularidade dos “remédios para a avó”. Esse desejo decorre da conscientização das riquezas da Mãe Natureza e de seus benefícios, que podem acompanhar um estilo de vida saudável para fortalecer a imunidade e combater muitos dos males da vida cotidiana. De fato, certos ingredientes têm virtudes consideráveis ​​para sua saúde. Este é particularmente o caso do mel, limão e açafrão.

O estilo de vida do homem moderno está totalmente desconectado do de nossos ancestrais. Nosso ambiente está cheio de toxinas e, infelizmente, se não formos cuidadosos o suficiente, o conteúdo de nossos pratos também. Isso geralmente causa uma queda na eficiência de nosso sistema imunológico e nos deixa vulneráveis ​​a doenças .

Para esse fim, a combinação de certos ingredientes pode ser útil, principalmente quando se trata de mel, açafrão e limão.

Quais são os benefícios deles?

Mel
O mel é um ingrediente que não está mais presente. É um alimento rico em vários nutrientes e vitaminas. Antioxidante notório, auxilia o organismo na luta contra os radicais livres. Estes são resíduos naturais produzidos pelo organismo e podem promover o envelhecimento prematuro das nossas células. Além disso, o mel tem efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais significativos . Propriedades úteis para impulsionar o sistema imunológico em caso de gripe , tosse ou infecções respiratórias .

O limão
O limão é uma deliciosa fruta cítrica rica em flavonóides. Como o mel, ajuda a combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Além disso, o limão é uma fruta rica em vitamina C que contribui para várias funções imunológicas, como mostrado neste estudo científico. Segundo os pesquisadores, isso reforçaria a eficácia da barreira epitelial contra vários patógenos. A suplementação de vitamina C também seria útil na prevenção e no alívio de infecções respiratórias e sistêmicas.

Açafrão
Açafrão é uma especiaria cujos benefícios são conhecidos desde a antiguidade. Como este estudo mostra , o açafrão possui formidáveis ​​antioxidantes para combater os radicais livres, sem mencionar seus efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios. Como os cientistas explicam, a curcumina , o ingrediente ativo do açafrão indiano, é capaz de combater o Staphylococcus aureus, responsável por muitas infecções e riscos à saúde.

Para aumentar sua biodisponibilidade, é recomendável combiná-lo com uma pitada de pimenta do reino, o que otimizará seus benefícios. Agora que analisamos os benefícios desses três ingredientes, passemos a uma receita para um remédio que o ajudará diariamente:

Ingredientes:
– 1 colher de sopa de mel
– 1 colher de chá de açafrão
– 1 limão
– 1 litro de água morna
– 1 pitada de pimenta preta
É altamente recomendável usar ingredientes orgânicos. Isso permite limitar a presença de pesticidas ou resíduos em seus ingredientes.

Preparação:
Esprema o suco do seu limão em um recipiente. Dependendo das suas preferências, você pode adicionar ou não raspas cítricas. Em seguida, adicione água morna, mel, açafrão e pimenta preta. Misture vigorosamente para obter uma bebida homogênea. Você pode mantê-lo em um recipiente hermético em local fresco.

Consumo:
Para usufruir plenamente dos benefícios que este remédio lhe trará, é aconselhável consumi-lo por 2 semanas, na proporção de um copo por dia, antes do café da manhã.

Contra-indicações
– O mel não é recomendado para crianças menores de um ano por causa dos riscos de botulismo infantil.
– O limão também não é recomendado para pessoas que sofrem de queimaduras ou úlceras estomacais.
– Não é recomendável consumir açafrão em caso de obstrução dos ductos biliares.

Fonte: André Carvalho / ClickBahia / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here