37ª Feira do Livro de Bento contará com nove lançamentos de obras

0

A uva, um robô, a pandemia, o cinema gaúcho, a poesia, a ditadura militar, entre outros, são personagens e enredos dos nove lançamentos de obras que vai ocorrer na 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Evocando o tema “Qual é o seu destino literário?” e o slogan é “Explore novas jornadas”, os livros nos convidam a conhecer e explorar novas aventuras, desde os aspectos técnicos até o reino da imaginação, do lirismo à graça e leveza de crônicas.

O primeiro lançamento ocorre no dia 7 de outubro, às 18h, o escritor homenageado Firmino Splendor sobe ao palco da Feira para uma entrevista com o escritor e jornalista Rodrigo De Marco sobre sua mais nova obra “A uva, o suco, o vinho e suas propriedades”.

Em 8 de outubro será um dia onde a Literatura Infantil é destaque. Às 15h, com mediação do jornalista Jose Martim Estefanon, Adriana Tier apresenta sua primeira obra “Rald, o robô” onde três crianças, com muita curiosidade e imaginação, criam um universo de descobertas e aventuras. Também no mesmo evento, Rodrigo Arcari lança seu segundo livro “Vida de Campo”. Nele, através do olhar de Manuela, abre um caminho de laços importantes com o mundo como a importância da família, dos bons costumes, do respeito à natureza e do amor aos animais.

No dia 9 de outubro, às 16h, haverá a presença da escritora Greicimara Ferrari com a sua obra “Simplesmente rara” que trata sobre o processo de ser mãe. As crônicas compartilhadas em Simplesmente Rara relatam desde o período de gestação, passando pelo processo de diagnóstico da síndrome 9p, início de escolarização, terapias, assim como temáticas relacionadas ao preconceito e a inclusão. Igualmente, Tatiana Rossi com “Crônicas da vida em pandemia”, traz narrativas sobre essa marcante fase que a humanidade passou. O encontro será mediado pelo escritor e jornalista Rodrigo De Marco.

O escritor Dan Poletti volta a Bento Gonçalves para lançar “Instante infinito”. E o cineasta e escritor Boca Migotto traz sua odisseia ao âmago do cinema do Rio Grande do Sul retratando-o a partir da década de 80. “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre” é um tour de force único e um profundo resgate de uma época que marcou os desejos, as ansiedades e a arte de diversas gerações de profissionais e de públicos. Ambas as obras serão lançadas às 16h, no dia 14 de outubro, com mediação do produtor cultural Guilherme Krema.

Douglas Ceccagno traz sua terceira obra “Eu é muitos outros”, evocando um eu multifacetado que repensa a vida a partir das escolhas que fez, dos sonhos que deram ou não deram certo, do nascimento da filha, da posição periférica no mercado literário; desencanto e esperança, amor e ódio, humor e ironia, são a tônica das poesias. E, a quatro mãos, Paulo Roberto Wünsch e Karla Sanches Wünsch, lançam “O giro da fechadura”, sobre a história de Antônio, jovem comerciário, que por influência do tio, se envolve na luta sindical em plena ditadura civil-militar. O encontro será mediado pelo escritor e professor Ismael Sebben, no dia 16, às 15h.

Programação

7 de outubro – 18h – Entrevista e Lançamento de Livro “A uva, o suco, o vinho e suas propriedades”, com o Escritor Homenageado Firmino Splendor.
Mediação: Escritor e jornalista Rodrigo De Marco – Via Del Vino

08 de outubro – 15h – “Rald, o robô”, da Escritora Adriana Tier e “Vida de Campo”, do Escritor Rodrigo Arcari, mediado pelo jornalista José Estefanon – Via Del Vino

09 de outubro – 16h – Lançamento dos livros “Simplesmente rara”, da Escritora Greicimara Ferrari e “Crônicas da vida em pandemia”, da Escritora Taiana Rossi, mediado pelo escritor e jornalista Rodrigo De Marco – Via Del Vino

14 de outubro – 16h – Lançamento dos livros “Instante infinito”, do Escritor Dan Poletti e “Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre” do Escritor e Cineasta Boca Migotto, mediado pelo produtor cultural Guilherme Krema – Via Del Vino

16 de outubro – 15h – Lançamento dos livros: “Eu é muitos outros”, do Escritor Douglas Ceccagno e “O giro da fechadura”, dos escritores e Paulo Roberto Wünsch e Karla Sanches Wünsch, mediado pelo escritor Ismael Sebben – Via Del Vino