Imagem: Yoga Pela Paz/Crédito Candice Giazzon

No sábado, 17 de junho, acontece o YOGA PELA PAZ, projeto organizado a partir da união de escolas de Yoga de Caxias do Sul em comemoração ao Dia Internacional do Yoga. O evento acontece no Centro de Cultura Ordovás, das 8h às 18h30 com aulas gratuitas de Yoga e atrações culturais.

Ao longo de todo o dia diversas escolas de yoga estarão compartilhando com a comunidade a prática milenar do Yoga, surgida na Índia há mais de cinco mil anos e popularizada no mundo inteiro por promover bem-estar e saúde física e mental.

As escolas vão ministrar 18 aulas, oferecendo a oportunidade de conhecer e experimentar métodos diferentes, que vão dos mais antigos, como Hatha e Tantra Yoga, aos mais modernos, como Kaiut Yoga e Yoga Hormonal. Meditação, técnicas de Respiração, SoundHealing, Yoga para Crianças e uma palestra sobre Sono e Ayurveda estão incluídas na programação.

A participação é aberta ao público. Não é necessário ser praticante. Solicita-se levar seu próprio tapete/toalha de yoga e uma mantinha para o frio.

A entrada é 1 kg de alimento não perecível ou Lenços de cabeça doação à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Programação Cultural
A edição de 2023 do Yoga Pela Paz inova com importantes atrações culturais. A música ambiente será protagonizada pelo músico Narada, com influência indiana.

Às 12h, a artista Ara Ferreira faz show no palco do Zarabatana Café, apresentando repertório próprio com canções sobre o feminino e a natureza.

Às 13h será exibido o documentário RECORTES CULTURAIS, 34min, produzido pela jornalista Bianca Sganderlla, mostrando o registro de cinco coletivos que promovem outros olhares sobre a realidade em Caxias do Sul, entre eles o próprio Yoga Caxias e mais: a Fluência Casa Hip Hop, a Escola Casa Arapoti/Flor de Ipê e a Feira Ecológica.

A costura entre os diferentes projetos é feita de forma poética através de três visões ligadas ao yoga: “praticar uma ação altruísta”, “não ter apego aos resultados desta ação” e “promover ações em prol de uma sociedade e meio ambiente mais saudáveis”.

Às 16h30, o Yoga pela PAZ encerra com a exibição inédita do documentário Muco: Contradição na Tradição, uma produção Brasil, Eua e Índia.

O filme apresenta dois irmãos brasileiros que viajam à Índia a fim de entender as implicações que essa prática tem em nossa sociedade. Ao longo da jornada desvelam-se verdades ocultas da Índia que colocam em xeque a própria tradição do Yoga.

Ao longo de 109min, os produtores apresentam entrevistas com personalidades memoráveis do mundo Oriental, como Ravi Shankar, Vandana Shiva, Krishna Das, Dzogsar Khyentse Rinpoche, entre outros. Classificação 12 anos.

Dia Internacional do Yoga
É celebrado no mundo todo dia 21 de junho, que no hemisfério Norte marca o solstício de Verão. A data foi criada pelas Nações Unidas em 2015, reconhecendo o “apelo universal” dessa prática, com o objetivo de que as comemorações ao redor do mundo ampliem a conscientização das pessoas sobre o benefício do Yoga. O Yoga é uma ciência milenar surgida na Índia há mais de cinco mil anos que propõe práticas físicas, mentais e espirituais com foco no autoconhecimento e conexão com o divino.

Serviço: YOGA PELA PAZ
Quando: 17/JUNHO – sábado
Horário: Das 8h às 18h30
Onde: Teatro do Centro de Cultura Ordovás, Rua Luiz Antunes, 312 –Panazzolo
Organização: Yoga Caxias

Escolas presentes: Ganapati, Deva Equilibrio, Ana Moura Reiki e Yoga, Gandha Yoga e Terapias, Lis Yoga Hormonal, Joelma Melos, Maisa Camelo, Fla Yoguini, Kaiut Yoga Caxias, Vidya Yoga, Casa Solar, Cris Krugel, Prakriti, Yama Yoga, Sou Moksha.

Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou Lenços de cabeça doação à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

*É necessário levar seu próprio tapetinho/toalha de yoga.