Com o tema “Cantos e Contos de Brincar”, a quarta edição da Feira do Livro Infantil Sesc encerrou no último domingo, 27. O evento teve como o objetivo principal o apreço pela leitura, contribuindo para o seu fomento, difusão e valorização. E isso refletiu nas vendas de livros que contabilizou cerca de três mil exemplares, e nos sete mil estudantes e 400 professores que participaram das ações e atividades.

Em seu pronunciamento, o patrono Alexandre Brito destacou, por meio de uma experiência que ocorreu na Feira, a importância de incentivar o contato com a linguagem desde os anos iniciais.  “Após uma de minhas apresentações um menininho veio até mim, me deu um abraço e disse: ‘Quero ser escritor como você!’. Nesse gesto, eu percebi todo um trabalho realizado dentro da escola com os professores. Isso é muito gratificante, pois proporciona uma experiência estética da linguagem única, da qual o aluno nunca vai esquecer e, por vezes, desperta esse desejo de ser escritor, de ir além das palavras e construir outros sentidos”, relatou.

O diretor-geral do Sesc de Bento Gonçalves, Jacques Fachinelli,  salientou o conjunto de profissionais e órgãos que trabalharam no evento. “Esta ação cultural foi construída por várias mãos. Desde as parcerias com a Prefeitura, 16ª CRE, livreiros, escritores, poetas, animadores e público em geral, é uma consolidação de um trabalho de dedicação que promove o incentivo e os benefícios da leitura para as crianças”, afirmou.

A secretária-adjunta, Adriane Zorzi, ressaltou que “é por meio deste mosaico de forças que presenciamos nesta edição, que cada um tem seu papel na formação educativa das crianças. Acreditar na educação é projetar um mundo possível de esperança, ética e vida e a leitura é uma das pontes que promove a cidadania e o bem-estar da sociedade”.

Na ocasião, a quarta edição trouxe uma inovação: o Prêmio Literatura para Brincar, que visou estimular, fomentar e reconhecer as práticas de incentivo à leitura associadas ao brincar dentro das instituições de ensino. As vencedoras foram a Escola Municipal Infantil Pinguinho de Gente e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Ângelo Chiamolera. Foram entregues como premiação um kit de Livro e, para as professoras/coordenadoras dos projetos, um final de semana no Hotel Sesc Gramado, com pensão completa e acompanhante.

O evento foi uma realização do Fecomércio RS/Sesc, contou com a parceria da Prefeitura de Bento Gonçalves e apoio da Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, 16ª Coordenadoria Regional de Educação e Hotel Vinocap.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Franciele Gonçalves

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here