Foto: Bruno Zulian e IHVET/Divulgação

Em auxílio às pessoas atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul mobiliza-se, institucionalmente e a partir de iniciativas de professores, alunos e funcionários, na organização e disponibilização de diversos serviços para apoiar a comunidade. Essas informações agora estão reunidas na página UCS a Favor da Vida, a fim de facilitar o acesso tanto para quem busca apoio quanto para quem pode contribuir, das mais diversas formas.

No site é possível conferir as demandas e pontos de arrecadação de donativos em todos os campi, o caminho para acessar o serviço de atendimento em telessaúde do Centro de Saúde Digital da UCS e contar com orientações relacionadas a primeiros-socorros, assistência social e psicológica. Em breve, será possível saber mais sobre prevenção e manejo das principais doenças advindas do cenário das enchentes. A comunidade acadêmica já pode conferir no ambiente os comunicados com orientações sobre as aulas neste período.

Alunos do CETEC empenhados na triagem de doações
Dezenas de estudantes do CETEC/UCS estão empenhados desde a manhã desta quarta-feira, 8 de maio, nos trabalhos de triagem de roupas doadas às vítimas das chuvas no Estado. O objetivo é organizar as peças doadas para agilizar o processo de distribuição aos necessitados, que está concentrado no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias. A ação ocorre no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva e reúne turmas do Ensino Fundamental e Médio dos turnos da manhã e da tarde. As atividades ocorrem em horário de aula e reforçam a proposta pedagógica do CETEC, ancorada em solidariedade e respeito mútuo, além de promover aprendizados em diversos componentes curriculares, que vão desde o trabalho de organização e logística a questões ambientais e geográficas relacionadas à maior tragédia climática do Estado. Os alunos também estão realizando drive-thru solidário em frente ao Cetec, arrecadando diariamente doações das 7h às 8h e das 11h30min às 12h30min.

UCS oferece acolhimento emocional à comunidade acadêmica
O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da UCS, em parceria com os cursos de Psicologia e Medicina, o Serviço de Atendimento Psicológico e de Orientação Psicopedagógica (SAPP) e o Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) – campus de Caxias do Sul e Bento Gonçalves – vai oferecer acolhimento emocional e rodas de conversa para a comunidade acadêmica prejudicada pela maior tragédia climática do Estado. O objetivo é atender, por meio de escuta qualificada e apoio emocional, tanto quem foi afetado diretamente pela tragédia quanto quem está preocupado com a situação de familiares ou amigos.

As rodas de conversa ocorrem:
Dia 13 de maio, das 16h às 17h e das 18h às 19h na modalidade on-line síncrona
Dia 15 de maio, das 16h às 17h e das 18h às 19h na modalidade presencial, no Bloco E do Campus-Sede

Para agendar participação: Whatsapp (54) 99682.8986
Mais informações: telefone (54) 3218.2717 ou e-mail: nae@ucs.br

Água do lago do campus do Vale do Caí é utilizada na lavagem de casas
O campus da UCS em São Sebastião do Caí foi atingido pela enchente dos últimos dias e atualmente passa por reparos. Mesmo assim, o lago localizado na unidade universitária abastece caminhões do Corpo de Bombeiros com água que está sendo utilizada na lavagem das casas e prédios do município. Nos próximos dias, o campus deve começar a recolher donativos, a exemplo dos demais campi da Universidade na região.

Em auxílio às pessoas atingidas pela maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, a Universidade de Caxias do Sul mobiliza-se, institucionalmente e a partir de iniciativas de professores, alunos e funcionários, na organização e disponibilização de diversos serviços para apoiar a comunidade. As informações estão reunidas na página UCS a Favor da Vida, a fim de facilitar o acesso às informações tanto para quem busca apoio quanto para quem pode contribuir.

Medicina veterinária atende animais resgatados acolhidos por ONG
Em colaboração à iniciativa do Instituto Patinhas, professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da UCS estão, junto a funcionários do Instituto Hospitalar Veterinário da Instituição, mobilizados em apoio às vítimas do desastre climático no RS, nesse caso animais resgatados do município de Canoas, devastado pela tragédia. As equipes técnicas prestam assistência a pequenos animais recolhidos e acolhidos pela ONG caxiense dedicada à causa animal. O esforço voluntário conta com o suporte da estrutura da unidade móvel veterinária da Universidade, espaço para atendimentos de avaliação clínica, internações e tratamentos, que atua como um hospital de campanha. É possível colaborar com o Instituto Patinhas para as demandas dos animais.

Grandes Animais
O setor de grandes animais do IHVET também se colocou à disposição de órgãos como prefeituras, Defesa Civil, ONGs, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres, entre outros grupos de resgate, para a acolhida e o atendimento aos animais de grande porte afetados pela tragédia climática. Os serviços, realizados na estrutura do Instituto no Campus-Sede, são ofertados nos mesmos moldes da atuação que ocorreu durante os temporais de setembro passado no Estado e envolvem avaliação clínica e internação dos animais que apresentarem enfermidades. O encaminhamento ocorre a partir da solicitação dos órgãos ao Instituto, a partir das demandas que forem se apresentando. Os contatos do IHVET estão disponíveis nesta página.