Foto: Atividades de pesquisa no Instituto de Biotecnologia da UCS, no Campus-Sede. Crédito: Bruno Zulian

A Universidade de Caxias do Sul passou a integrar o Webometrics Ranking of World Universities, classificação que considera os conteúdos das instituições de Ensino Superior na internet, especialmente os relacionados aos processos de geração e comunicação dos conhecimentos científicos.

Neste ano com nova metodologia, a compilação, que é realizada desde 2004 e reúne 31 mil instituições de mais de 200 países, é uma iniciativa do Cybermetrics Lab, grupo de pesquisa do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas – organismo público de investigação da Espanha vinculado ao Ministério da Educação do país.

No ranking mundial divulgado no mês de janeiro, em um universo de quase 12 mil instituições de Ensino Superior a UCS ocupa a posição 2.604; Na América Latina, figura na colocação 148 entre quase 4 mil ranqueadas; e no estrato brasileiro é a 10ª entre as universidades comunitárias e privadas participantes – diante da totalidade de 1.200 instituições brasileiras, é a 59ª.

Os resultados do ranqueamento 2024 consideram três grandes indicadores: Visibilidade, que verifica a influência a partir do número de redes externas com conexões para as páginas web da universidade; Transparência ou Abertura, quesito em que a Universidade conquistou o melhor resultado, ligado ao número de citações aos trabalhos publicados pelos docentes da Universidade a partir dos principais autores de trabalhos científicos; e Excelência, que verifica o número de publicações dos docentes da Universidade que estão entre as 10% mais citadas (publicações no período de 2018 a 2022).

“A difusão do saber está no cerne da missão universitária, e o destaque da UCS pela divulgação científica é fruto de longo e árduo trabalho da equipe de professores e pesquisadores da Instituição que conta, inclusive, com professores PQ reconhecidos pela Capes, o que corrobora os resultados”, credita o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. As bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) são as de mais alto nível no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destinadas a docentes de destaque em suas áreas.

Foto: Atividades de pesquisa no Instituto de Biotecnologia da UCS, no Campus-Sede. Crédito: Bruno Zulian

Durante o último ano a UCS foi destaque em mais avaliações do Ensino Superior

  • Está entre as melhores instituições de Ensino Superior do mundo no ranking da Times Higher Education pelo quinto ano consecutivo (World University Rankings 2024)
  • É uma das melhores universidades da América Latina no ranking da Times Higher Education pelo quinto ano consecutivo (Latin America University Rankings 2023)
  • Inaugurou presença em ranking mundial da Times Higher Education para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Impact Rankings 2023)
  • Em inovação entre as comunitárias e privadas, é primeira colocada no RS e segunda em todo o Brasil no Ranking Universitário Folha – RUF 2023. Entre todas as universidades avaliadas, incluindo comunitárias, privadas, públicas, federais e estaduais, é a 11ª em inovação. No quesito pesquisa, evoluiu um indicador entre as comunitárias e privadas de todo o país, conquistando a sétima posição. (Ranking Universitário Folha – RUF 2023)
  • Tem presença tradicional no Guia da Faculdade do Estadão com ampla lista de cursos estrelados (Guia da Faculdade Estadão 2023)