Todas as praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul estão próprias para banho. É o que aponta o primeiro boletim do projeto Balneabilidade do verão 2022/2023, realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). A divulgação dos resultados ocorreu nesta sexta-feira (16).

90 pontos analisados
Dos 90 pontos analisados em 43 municípios, apenas cinco, em outras regiões do Estado, apresentaram a condição imprópria para banho. São eles: Barra do Ribeiro (Praia Recanto das Mulatas, no Lago Guaíba); Pelotas: (Praia do Laranjal, Balneário Santo Antônio – na Rua Bagé e no ponto Restaurante, Balneário Valverde – Trapiche); e Santiago (Balneário Distrito de Ernesto Alves – Rio Jaguarizinho).

Segundo a Fepam, para a classificação das águas como própria ou imprópria, são utilizados parâmetros de Escherichia coli, observando os critérios definidos pelas Resoluções Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, e nº 357, de 17 de março de 2005. Nos balneários de Pelotas, de Tapes e na Lagoa do Peixoto, em Osório, também é realizada a contagem de cianobactérias. (Veja abaixo todos os pontos monitorados no Litoral Norte).

Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta e análise da água. O aviso de impróprio significa que as pessoas devem evitar o banho naquele local. Já quando a placa estiver com o selo de próprio, o banho está liberado. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo do Sistema de Balneabilidade, que pode ser conferido aqui.

Os dados das análises das águas serão divulgados sempre às sextas-feiras, no site e nas mídias sociais da Fepam, até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Pontos monitorados no Litoral Norte:

Arroio do Sal: Rondinha e Hotel D´Itália

Balneário Pinhal: Av. Marechal Castelo Branco e Magistério – Rua General Câmara

Capão da Canoa: Capão Novo – Rua do Beija-Flor; Praça Maurício Boianowski; Edifício Yara; Balneário de Araça – Hotel Araçá; Arroio Teixeira – Hotel Linhares; e Hotel Bassani.

Cidreira: Rua Calábria; Concha Acústica; Costa do Sol; e Rua Falcão.

Imbé: Avenida Santa Rosa; Santa Terezinha – Rua Farroupilha; e Mariluz – Hotel Mariluz.

Mostardas: Balneário Mostardense e Praia do Bacoparí.

Osório: Lagoa do Peixoto; Lagoa do Horácio; e Atlântida Sul – Avenida Saquarema.

Palmares do Sul (Quintão): Rua do Bancários.

Santo Antônio da Patrulha: Lagoa dos Barros.

Torres: Prainha – Rua Joaquim Porto; Praia da Cal – Av. Independência; Itapeva Sul – Rua Edmundo Ferreira Porto; Praia do Molhes; e Praia Grande – Praça Claudino Nunes.

Tramandaí: Avenida da Igreja; Nova Tramandaí – Av. Curitiba; Plataforma; e Jardim Atlântico – Rua das Alamandas.

Xangri-Lá: Rua Rio Tainhas; Atlântida – SABA; e Rainha do Mar – Colônia de Férias Banrisul.