(Foto: Bruno Gularte Barreto)

O longa-metragem documental introspectivo e inquieto “5 Casas”, será apresentado no dia (01/02), às 19h30, na Sala Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. Através do documentário, o diretor e artista visual gaúcho, Bruno Gularte Barreto faz uma viagem ao seu passado no interior do Rio Grande do Sul. O caminho trilhado pelo realizador encontra as histórias de vida dos habitantes das cinco casas do título, incluindo a sua, como fio condutor.

“Quando eu fui embora da cidadezinha de Dom Pedrito, eu estava cheio de dor. As memórias da cidade estavam contaminadas não apenas pelo luto, mas também por que eu – assim como as pessoas nas cinco casas – sempre me senti um ‘outsider’ na sua sociedade conservadora,” destaca o diretor, que também é o narrador do documentário, Bruno Gularte Barreto.

O diretor do filme perdeu a mãe aos oito anos, vítima do câncer que assola a região onde nasceu, causado pelo uso desenfreado de agrotóxicos nas plantações próximas. Cinco anos depois, a mesma doença levou o seu pai. Logo após, ele e seus irmãos saíram da cidade. Sem olhar para trás, Bruno deixou guardadas caixas de papelão com lembranças familiares em um galpão situado na fazenda do avô. Vinte anos depois, uma tempestade que arrancou parte do telhado do local o fez voltar a sua cidade natal.

O documentário registra a redescoberta deste material, indo além da memória afetiva evocada por objetos, livros e fotos de família. A narrativa vai também ao encontro de pessoas que marcaram a infância do cineasta e de suas atuais realidades, trazendo à tona questões urgentes e emblemáticas do Brasil contemporâneo, como o etarismo, a especulação imobiliária, a homofobia e o conservadorismo.

O longa passou por vários festivais como o Biografilm (Itália), o Queer Lisboa (Portugal), o Cinélatino (França) e o Festival de Viña del Mar (Chile), onde recebeu o prêmio de melhor longa documental. No 50° Festival de Cinema de Gramado recebeu os prêmios de melhor filme, direção, prêmio do júri popular e montagem na Mostra Gaúcha. No Cine Ceará, um dos mais importantes festivais do Brasil, levou o grande prêmio de melhor filme, além de roteiro e som. Também foi premiado no Panorama Coisa de Cinema e no Atlantidoc (Uruguai). No festival chileno Cine Vinã del Mar foi nomeado como melhor longa documental e, recentemente, recebeu os prêmios de melhor filme, prêmio do júri popular e menção honrosa à montagem no Festival da Fronteira. “5 Casas” é uma produção da Vulcana Cinema, com coprodução da TAG/TRAUM e Estranho Produções e distribuição da Lança Filmes.

Ficha técnica

Direção: Bruno Gularte Barreto.

Roteiro: Bruno Gularte Barreto e Vicente Moreno.

Produção Executiva: Jessica Luz Coprodução: Bruno Gularte Barreto, Kristin Krieg e Gerd Haag.

Direção de Fotografia: Bruno Gularte Barreto, Bruno Polidoro e Tiago Coelho Montagem: Vicente Moreno.

Direção de Arte: Bruno Gularte Barreto.

Desenho de Som: Emil Klotzsch.

Trilha Sonora: Elza Soares e Emil Klotzsch.

Distribuição: Lança Filmes.

Personagens: Beatriz Paiva,Irmã Ana Abatti, Irmã Amélia Lain, Ivone Lermen, Maria Miranda, Maria Sinhorinha, Ricardo Nascimento e Rodier Mendes.

Serviço:

Filme: “5 Casas”

Data: 01/02, às 19h30.

Local: Sala Ulysses Geremia – R. Luiz Antunes, 312

Ingressos: R$16,00 (inteira) e R$8,00 (meia)