Após inúmeros quilômetros percorridos, chegou a hora de lançar oficialmente o Roteiro Caminhos de Caravaggio. O ato lançamento será realizado no Auditório do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, dia 4 de maio, sábado, às 15h.

A cerimônia contará com a presença dos prefeitos e representantes dos cinco municípios que fazem parte do roteiro: Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

Neste dia serão apresentados os materiais gráficos, como o guia oficial do peregrino, folder, passaporte, certificado e terá o descerramento da placa-símbolo do roteiro.

Como um ato simbólico de inauguração dos Caminhos de Caravaggio, o grupo de corredores “Fugindo da Genoveva”, de Caxias do Sul, percorrerá os 200km do trajeto em 24h. Eles sairão de Canela na manhã de 3 de maio e chegarão para o evento no dia 4.

Em Canela, no dia 3 de maio, às 9h30, a Secretaria de Turismo e Cultura, recebe imprensa e autoridades para a apresentação do projeto. A atividade acontece no Salão de Vidro no Saiqui.

Roteiro Caminhos de Caravaggio
A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e a farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.

A rota Caminhos de Caravaggio liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha ao de Canela, passando por estradas nas zonas rural e urbana dos Municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela.

O roteiro de âmbito regional, conta com aproximadamente 200 quilômetros que aproximarão as duas regiões turísticas Uva e Vinho e Hortênsias. O percurso pode ser feito a pé, de bicicleta e outras modalidades. Todas permitem a contemplação das paisagens naturais, das plantações, de construções antigas e de obras que valorizam as conquistas dos imigrantes. Além do contato visual com a natureza, o roteiro proporciona introspecção, elevação espiritual e superação de desafios.

A determinação estará sempre presente e os percursos diários sugeridos variam de 15 a 28Km até chegar ao destino.

O projeto também conta com o apoio da ACASARGS (Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul) e Nomas Consultoria.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Divulgação