Durante a noite dessa sexta-feira (22), moradores de várias cidades do Nordeste do Brasil registraram vídeos de luzes cruzando o céu. Os objetos iluminados deixavam um rastro de fogo e causaram curiosidade na população. A principal suspeita é de que os objetos vistos sejam lixo espacial.

O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, informou que há indícios de que as “bolas de fogo” sejam lixo espacial de um foguete chinês.

“As análises preliminares apontam para a reentrada do estágio superior CZ-2C R/B (NORAD ID: 43173) de um foguete Longa Marcha 2C, lançado em 25 de janeiro de 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China”, informou a Rede.

Em diversas cidades do Piauí, o registro foi feito por populares e compartilhado nas redes sociais com muita curiosidade. Apesar do susto, conforme o Bramon, o “risco é mínimo”, já que a maioria desses objetos acaba não resistindo à entrada na atmosfera terrestre e se desintegra antes de tocar o solo. Eventualmente, contudo, algum resquício do material pode causar dados a propriedades ou pessoas. A maior probabilidade é de que o material tenha caído no mar.

Bola de fogo?
Os objetos parecem “bolas de fogo” porque incendeiam ao entrar na atmosfera da terra. O motivo é o contato com os gases presentes, entre eles o oxigênio, que causa a combustão dos materiais. A reação acaba atuando como uma proteção, já que destrói a maioria dos “intrusos”.

Fonte: G1