Desde o início do mês de dezembro, o clima natalino se fez presente em Caxias do Sul, aquecendo a chama para a chegada de uma das principais datas comemorativas do ano, o Natal. Vários espetáculos encantaram os caxienses, principalmente, no coração da cidade, na praça Dante Alighieri, local que foi palco para a “Magia dos Encontros”.

O evento reuniu aproximadamente 80 mil pessoas, que curtiram a programação repleta de atividades artísticas em vários pontos do município, inclusive em espaços culturais como a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu, o Centro de Cultura Ordovás, o Museu Municipal, o Arquivo Histórico João Spadari Adami e a Secretaria Municipal da Cultura, localizada na Estação Férrea. Além disso, os bairros e os distritos também foram envolvidos pela atmosfera da “Magia dos Encontros”.

No total foram realizadas 70 atividades artísticas, com 65 artistas, além de envolver 28 comunidades, levando ao público músicas de diferentes ritmos, intervenções, concertos, contos de natal, performances, teatro, batalha de rimas, exposições, shows, a Cavalgada do Bem, o Mercado de Arte, feira de artesanato, o Papai Noel na praça e em outros lugares da cidade, festas de Natal, a Picape do Papai Noel e o Natal Itinerante percorrendo as ruas de vários bairros, dança, decoração natalina na praça Dante Alighieri, o Natal Apadrinhe, que deu voz a solidariedade, entre outras atividades.

A desmontagem da árvore com música e luzes que está no coração da cidade será feita em 06 de janeiro, Dia de Reis, data que recorda a viagem dos reis magos, para conhecer e homenagear o menino Jesus.

A “Magia dos Encontros” já está deixando saudades, a programação foi um sucesso e encerrou com chave de ouro, visto que, para comemorar os 800 anos do primeiro presépio montado em 1223 por São Francisco de Assis, a Prefeitura e a Congregação Franciscana Capuchinhos firmaram uma parceria para 2023, que tem como finalidade montar na praça Dante Alighieri, o presépio para celebrar o Natal no próximo ano.