Foto/Divulgação

Cerca de 100 estudantes de cinco estados brasileiros encerram, no próximo final de semana, a primeira edição do Curso de Extensão Universitária de Língua Talian. O encerramento ocorre durante o XXV Encontro Nacional dos Difusores do Talian (XXV Incontro Nassional dei Difusori del Talian), ação que ocorrerá na sexta e no sábado (26 e 27/11). O evento é uma iniciativa da Associação dos Difusores do Talian (ASSODITA), gratuito e disponibilizado ao público interessado.

O curso integra o projeto cultural Cucagna – Scola de Talian, patrocinado pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina Ltda, e é realizado por meio do Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento ficou a cargo da ASSODITA, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), através do Centro de Línguas.

Nesta primeira edição, participaram estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Espírito Santo. Eles puderam acompanhar, gratuitamente, as aulas ao longo do semestre, feitas de forma síncrona pela plataforma Moodle da UNICENTRO. Para 2022, está prevista a oferta dos cursos de Língua Talian I, II e III, também de forma gratuita.

Para a professora Loremi Loregian-Penkal, que tem envolvimento tanto com a ASSODITA, quanto com o Comitê Nacional  Gestor da Língua Talian, a primeira turma formou cidadãos motivados à difusão do idioma. “Os resultados superaram as expectativas, desde a demanda pelas vagas até a participação efetiva dos alunos. Percebemos neles a existência de um profundo afeto pela língua e pela cultura de seus pais e nonos”, comenta.

Juvenal Dal Castel, Presidente da ASSODITA, reforça que a formação respalda o movimento de salvaguarda e de valorização do Talian enquanto patrimônio imaterial linguístico. “Quando uma universidade acolhe uma língua minoritária, ela acolhe também a comunidade de falantes, dando-lhes visibilidade. A consequência direta é a elevação da autoestima, pois se sentem incluídos no meio acadêmico”, explica.

Núcleos de aulas presenciais para 2022

A primeira edição serviu ainda para a formação de coordenadores que atuarão em 10 núcleos presenciais de ensino em municípios gaúchos, contemplados no projeto Cucagna – Scola de Talian. Para o próximo ano, está previsto o início das atividades presenciais nos núcleos que já estão  formados nas cidades de Guaporé, Serafina Corrêa, São Jorge, Paraí, Nova Bassano, Vista Alegre do Prata, Cotiporã, Dois Lajeados, Nova Alvorada e Camargo.

O projeto Cucagna – Scola de Talian foi originalmente concebido para ofertar o ensino da língua para esses 10 núcleos. No entanto, após a participação da UNICENTRO, a iniciativa se tornou mais abrangente, com a oferta também de aulas de forma remota.

XXV Encontro Nacional dos Difusores do Talian

O encontro será transmitido na página do Facebook do radialista e apresentador do Filò Talian, Edgar Maróstica: www.facebook.com/edgarmarosticacanaltalian

Também será possível assistir pelo canal da Unicentro no Youtube: www.youtube.com/unicentrotv

O link para o dia 26/11 é:  https://youtu.be/fsXG8p-m55Y

Para o dia 27/11, o link é:  https://youtu.be/–2LcY6FyC4

Serão feitas palestras sobre aspectos técnicos e jurídicos da lei de incentivo à cultura; ações voltadas ao patrimônio material e imaterial do Talian e o papel da Unesco na preservação da diversidade linguística. Haverá entrega do certificado Mérito Talian e apresentações culturais com o grupo musical Girotondo. Também se apresentarão o radialista  Ernani Fasolo, o poeta Hilário Petroli, a intérprete Laura Soccol e o Grupo de Teatro Mìseri Coloni.

A transmissão on-line do Encontro Nacional de Difusores do Talian começará no dia 26, às 19h. No dia 27, o início da live está previsto para as 14h. A duração estimada do encontro é de cinco horas no total, somando os dois dias. Mais informações podem ser obtidas pelo site assodita.org.br.

A promotora deste evento é da Associação dos Difusores do Talian – ASSODITA, e tem a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e o apoio de Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). O encontro conta com a parceria de CONTALIAN, FIBRA-RS, FEIBEMO, CEVEP, Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa e COOPERLATE, e o fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Curso de Extensão Universitária de Língua Talian

 É um projeto de extensão realizado em parceria entre a UNICENTRO e a ASSODITA. Tem o objetivo de contribuir para a disseminação e salvaguarda da Língua Talian, incluída no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL) e reconhecida, em 2014, como Língua de Referência Cultural Brasileira pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Talian é bastante presente nos três estados do Sul do Brasil e também no Espírito Santo, Mato Grosso e em outros locais onde há descendentes de imigrantes italianos. Durante as aulas, é utilizada a gramática Talian Par Cei e Grandi – Gramàtica e Stòria, resultado de duas parcerias, o projeto FAC/RS entre a Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa (RS), a Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e a ASSODITA, e o projeto pela Lei Aldir Blanc, Pró-Cultura, SEDAC, RS e ASSODITA.

Em fevereiro de 2022 serão abertas as matrículas à comunidade para as aulas da Cucagna Scola de Talian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here