Depois do sucesso da inauguração da pista itinerante no aniversário de Garibaldi, o esqui volta a ser atração neste final de semana na Capital do Espumante. No sábado e domingo, 13 e 14 de novembro, a estrutura será montada na Rua Luís Carlos Sebben, 30, no bairro Ferroviário – em frente ao Dall’Onder Ski Hotel.

A pista ficará disponível a partir das 10h do sábado, 13 de novembro, e o evento encerra por volta das 18h do domingo, 14 de novembro. Durante a noite, a pista também ficará aberta para esquiadores. O evento contará com venda de espumante, praça de alimentação com food trucks, apresentação de esquiadores e aluguéis de esquis e botas para a população e turistas que quiserem ter a experiência de esquiar, com o auxílio de instrutores.

O evento é organizado pela Associação dos Amigos do Esqui de Garibaldi (AAEG), proprietária da pista e responsável pelo retorno do esporte na cidade gaúcha, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.

A Estação de Esqui Presidente Médici foi idealizada pelo empresário garibaldense David Afonso Antônio Santini. De acordo com um documento do Arquivo Histórico de Garibaldi, a Academia Brasileira de Esqui foi criada em 24 de agosto de 1968. Depois de muitos testes e obras, iniciou a construção da primeira pista experimental da América Latina, com 116 metros de comprimento e 12 metros de largura.

Em 20 de agosto de 1968, David Santini tornou-se o primeiro homem a esquiar no Brasil. O conjunto de obras finalizadas, incluindo a maior pista artificial de esqui das Américas, com um quilômetro de extensão, foi inaugurado oficialmente no dia 31 de outubro de 1970, quando a cidade comemorava 70 anos de emancipação.

Outra atração construída para os visitantes foi o tobogã gigante, com 300 metros de comprimento, em três faixas paralelas de deslize individuais sobre tapetes com freios para controle de velocidade. A Estação contava ainda com um ringue de patinação sobre rodas.

Para consolidar, de fato, a divulgação do novo esporte que chegava ao Brasil, a Estação Presidente Médici passou a realizar campeonatos. O primeiro Campeonato Brasileiro de Esqui foi organizado nos dias 24 e 25 de junho de 1971. A atração encerrou as atividades em 2001.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here