Imagem: Pãezinhos carimbados/Crédito Felipe Padilha

Os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio ganham um rosto na 145ª Festa em honra ao Padroeiro de Bento Gonçalves. A partir desta quarta-feira, 31 de maio, durante as noites da Trezena e no Dia Festivo, em 13 de junho, os fiéis poderão receber o pãozinho com um “carimbo” da imagem do santo.

A ideia foi do pároco, padre Volmir Comparin, acolhida pela equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio, que providenciaram os carimbos e fazem esta “marca” de forma artesanal. Após receberem os pãezinhos das padarias, os casais marcam o rosto de Santo Antônio e do Menino Jesus na casquinha do pão, com um instrumento que usa o calor.

O objetivo da ação é recordar a importância da partilhar do pão e da paz, como fez o Padroeiro de Bento Gonçalves. Para cada noite da Trezena, são preparadas 250 unidades, a expectativa é poder oferecer mais de 15 mil pãezinhos no dia 13 de junho, durante as cinco Missas do Dia Festivo.

Festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio de Bento presenteiam comunidades com estandartes

A 145ª Festa de Santo Antônio é caracterizada pelo viés da promoção da dignidade humana. Desde o início das ações, em fevereiro de 2023, os festeiros se dedicaram à coleta de alimentos, ao acompanhamento à Casa Pão dos Pobres e à parceirização para a realização de cursos profissionalizantes para as pessoas atendidas pela Paróquia Santo Antônio de Bento Gonçalves e sua recolocação no mercado de trabalho.

Outro sinal desta preocupação com a dignidade humana, além da preservação do senso religioso que construiu essa história de 145 anos de fé e devoção em Santo Antônio é o presente que cada comunidade da Paróquia recebeu durante as visitas da imagem do Padroeiro, nos meses de abril e maio: um estandarte com a imagem de cada padroeiro e a identificação da Paróquia Santo Antônio, em sinal de pertença e unidade.

Mas, por que o estandarte demonstra preocupação com a dignidade humana? Produzidas na cidade de Formosa, no estado de Goiás, por uma cooperativa que beneficia mães solteiras, as bandeiras colaboram com a solidariedade e o sustento de famílias que estão em vulnerabilidade social.

A cada noite da Trezena da 145ª Festa de Santo Antônio, as comunidades serão convidadas a participarem, em procissão, com os estandartes. A Missa campal do Dia Festivo, 13 de junho, às 15h, também será colorida com a presença das equipes de cada comunidade, com este banner, que caminhará pelas ruas centrais com a imagem e as bandeiras de Santo Antônio.

Equipe da 145ª Festa de Santo Antônio
A equipe de festeiros da 145ª Festa de Santo Antônio é composta pelos casais: Adair Angelo Tusset e Lúcia Lavandoski Tusset, Alexandre Faccin e Simone Paese Faccin (casal coordenador), Marcelo Erondi Galvagni e Sandra Andréia Galvagni, Rene Rizzardo e Nair Massoco Rizzardo, Samuel Soares e Daiane Dallé Soares e Sérgio Guerra e Maria Dolores Borges Guerra. Os festeiros jovens desta edição são Daniel Henrique Ferrari e Daiana Henicka Cusin, Diego Longhi e Ediane Dalla Valle, Adrian Candido e Elisandra Marin  Já a Equipe Paroquial Santo Antônio é composta pelo pároco, padre Volmir Comparin, pelos vigários paroquiais, padres João Roberto Masiero e Vinicius Fedrizzi Caberlon e pelas Irmãs Pastorinhas, Lídia Villani, Maria Lourdes Motter e Vergínia Fabbro.