Imagem: Divulgação/Crédito Rodrigo Rossi

O mês de março será marcado em Caxias do Sul pelo concerto especial de abertura da temporada oficial da Orquestra Municipal de Sopros juntamente com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, que também está iniciando o ano de concertos. Além disso, a apresentação também abre o ano letivo da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Serão mais de 70 músicos no palco tocando juntos, no próximo domingo, dia 17 de março, às 19h, no UCS Teatro.

A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul atualmente é referência no Rio Grande do Sul, não somente por ser uma das maiores e mais importantes formações de sopros, mas por sua excelência no desempenho da atividade concertista, tanto na música erudita, como na popular. Tem como principal objetivo estimular a apreciação da música arte, bem como a sua compreensão, por meio de concertos no teatro municipal, populares na comunidade e didáticos em escolas. Hoje, conta com 36 instrumentistas e apresenta-se em diferentes formatos, incluindo banda sinfônica, big band, orquestra de madeiras e grupos de câmara diversos.

Já a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo completou 71 anos de atividades ininterruptas em 2023, legado que se iniciou em 1952 com a criação da Banda Municipal, sob a regência de Arlindo Ruggeri, maestro fundador da orquestra. Tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural daquele Município desde março de 2008, a OSNH reforça seu papel na preservação da memória musical da cidade e da região. Apresenta uma formação instrumental estruturada em sopro e percussão. O repertório transita entre as linguagens erudita e popular.

Sob a regência do maestro Gilberto Salvagni, o concerto conta com a participação de três solistas: Ricardo Ramires, saxofone; Filipe Berlitz, vibrafone; e Tiago Fernando Andreola, contrabaixo. A noite será agraciada com um repertório bem diversificado trazendo obras como Rest, de Frank Tichelli; Cloudburst, de Eric Whitacre; Arabesque, de Samuel R. Hazo; Escapades (do filme Prenda-me se for capaz), do compositor John Williams, com arranjo de Stephen Bulla; e Jurassic Park Soundtrack Highlights, de John Williams, com arranjo de Paul Lavender.

“O Encontro da Orquestra de Sopros de Caxias do Sul com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo representa artisticamente a possibilidade da experimentação de uma sonoridade orquestral mais completa, mais imponente, com mais energia, algo que raramente podemos experimentar. Vai ser uma oportunidade nova, ímpar, da plateia experimentar uma sonoridade mais robusta, mais contagiante, com maior imersão, tudo isso promovido pela grande quantidade de músicos profissionais tocando ao mesmo tempo,” destaca o maestro Gilberto Salvagni.

A entrada é franca, com a sugestão da doação de um quilo de alimento não perecível. Os ingressos podem ser adquiridos a partir do dia 11/03, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; na Estação Férrea, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h; e na UCS Livraria (Campus Sede da UCS), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, também irá se apresentar juntamente com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, no dia 20/03, às 19h30min, no Teatro Paschoal Carlos Magno, em Novo Hamburgo.