Cultura

Último livro escrito por José Clemente Pozenato será lançado em Caxias do Sul

Foto: Ilustradores da obra Gio e Doug/Arquivo Pessoal
Foto: Ilustradores da obra Gio e Doug/Arquivo Pessoal

Obra infantojuvenil bilíngue é inspirada na história da imigração italiana e conta com ilustrações de Gio e Doug

Considerada a última obra escrita pelo renomado escritor e professor José Clemente Pozenato, falecido em 2024, “O Fabuloso País da Cocanha” (El Favoloso Paese Dela Cucagna) será lançada durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, no próximo domingo, dia 28 de setembro, às 14h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, localizada na Casa da Cultura, no centro da cidade.

De forma lúdica e suave, o livro infantojuvenil é inspirado na história da imigração italiana e conta com uma narrativa em que quatro primos curiosos viajam ao descobrir o sonho de um lugar encantado, onde tudo é fartura e alegria: o país da cocanha. A obra mistura fantasia e memória em uma narrativa leve, divertida e cheia de afeto, com ilustrações de Gio e Doug.

Além de ser bilíngue (Português e Talian) e ter duas capas diferentes, o livro conta ainda com um audiolivro, narrado por crianças, possibilitando que as pessoas tenham acesso à narrativa, personagens e cenários descritos no formato de uma radionovela. Participam do formato: a professora Ariela Boldrin Baggio e os alunos João Victor Menegat Daniel, Tainara Menegat Rossi, Valentina Sonda Sonda, Brayan Tonello, Luís Miguel Dall’Agnol Marin e Andrielli Fortunatti Reginatto.

Imagem: Capas bilíngue Portugês e Talian/Divulgação

Pozenato foi um dos seus expoentes na literatura e pesquisa dedicada à imigração italiana no Estado, sendo autor de livros como “O Quatrilho”, que ganhou uma adaptação cinematográfica e foi indicado ao Oscar em 1996, “A Cocanha”, e “A Babilônia”.

Viúva de Pozenato, Kenia Maria Menegotto Pozenato, também escritora, historiadora e professora, explica que a nova obra é muito importante, porque dá continuidade ao sonho do marido, que era transmitir também ao público infantil a saga da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “Ele abraçou este projeto com grande carinho e agora está se concretizando. Nela estão representados os quatro pilares do progresso desta região: a vitivinicultura, a agricultura, a metalurgia e a pecuária. É a história da região apresentada de forma lúdica”, expressa.

Foto: Kenia Pozenato/Crédito Ana Pozenato

Responsáveis por dar vida às ilustrações da obra, Gio e Doug, honrados com o convite em compor o projeto, contam que realizaram um retiro em um ambiente bucólico e rural para rascunhar as ideias iniciais da construção de personagens e composição das imagens. Para criar as ilustrações de “O Fabuloso País da Cocanha”, a dupla utilizou a técnica de aquarela, ecoline, lápis de cor e canetas fineliner.

“Os personagens foram surgindo de forma espontânea, como se estivessem nos apresentando sua vida difícil em uma Itália devastada pela fome. Mas, em nossa história, desde o início do livro é possível ver o sonho colorido do menino italiano, no qual ele vive com saúde, fartura e muita beleza natural ao seu redor”, explicam Gio e Doug.

O livro estará à venda, a R$53, na Do Arco da Velha, na Livraria da UCS, na Editora Pozenato (pelas redes @editorapozenato ou WhatsApp 54 3229.4543) e na livraria Letture em Chapecó/SC. Parte dos exemplares de “O Fabuloso País da Cocanha” será destinada às escolas municipais de Caxias do Sul.

SOBRE A OBRA

Neste conto bilíngue — português e talian — José Clemente Pozenato nos convida a viajar com quatro priminhos curiosos que descobrem o sonho de um lugar encantado, onde tudo é fartura e alegria: o País da Cocanha. Inspirado na história da imigração italiana, o livro mistura fantasia e memória em uma narrativa leve, divertida e cheia de afeto. A última obra do autor, agora dedicada aos pequenos leitores, ganha vida com as ilustrações delicadas de Gio e Doug.

SOBRE JOSÉ CLEMENTE POZENATO

Nascido em 1938, em São Francisco de Paula, foi morar em Caxias do Sul ainda jovem, onde se tornou professor e dedicou sua vida à literatura. Começou escrevendo poesias e depois passou a criar histórias de mistério e romances inspirados na imigração italiana no Brasil. Sua obra mais famosa, “O Quatrilho”, virou filme e foi indicado ao Oscar. Ele também escreveu para crianças, como nos livros “O Jacaré da Lagoa”, “Pisca-tudo” e “O Trem do Papai Noel”. Além de escritor, trabalhou muito pela cultura da cidade e do Estado. Foi secretário da cultura e criou cursos importantes na Universidade. Recebeu muitos prêmios e homenagens, inclusive o título italiano de Cavaliere. Traduziu grandes clássicos como “O Inferno”, de Dante, e “Os Triunfos”, de Petrarca. Faleceu em 2024, deixando um legado valioso de histórias, poesias e amor pelos livros.

SOBRE GIO E DOUG

Desde 2009, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso formam uma dupla que lidera a Gio e Doug Artes, um estúdio criativo dedicado à arte e à cultura. Formados em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul, desenvolvem projetos que entrelaçam literatura, teatro, música e artes visuais. Ministram oficinas e cursos para todas as idades, promovendo a criatividade e a conexão com a natureza. Publicaram três livros autorais – ‘‘Da Pureza: uma viagem pelo mundo do simples’’, ‘‘Voos da Alma’’ e ‘‘Lova’’ – e já ilustraram mais de 20 obras de outros autores.

PROGRAME-SE:
:: O quê: lançamento do livro infantojuvenil “O Fabuloso País da Cocanha” (El Favoloso Paese Dela Cucagna), de autoria de José Clemente Pozenato, com ilustrações de Gio e Doug
:: Quando: dia 28 de setembro (neste domingo), às 14h
:: Onde: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro, Caxias do Sul/RS)

FICHA TÉCNICA
:: Autor: José Clemente Pozenato
:: Ilustrações: Gio e Doug
:: Produção Cultural: Cali Troian
:: Assistente de Produção: Natália Gobbi de Araújo
:: Editora Pozenato
:: Assessoria de Comunicação: Agência Sacramento
:: Assessoria de Imprensa: Divina Informação
:: Revisão: Maria Helena Menegotto Pozenato
:: Versão para o Talian: Paulo Lazzaretti
:: Revisão do Talian: Valter F. Buffon
:: Assessoria em Talian: João Tonus
:: Audiolivro: professora Ariela Boldrin Baggio e alunos João Victor Menegat Daniel, Tainara Menegat Rossi, Valentina Sonda Sonda, Brayan Tonello, Luís Miguel Dall’Agnol Marin e Andrielli Fortunatti Reginatto
:: Gravação, desenho de som e mixagem: Carlos Balbinot
:: Financiamento: Prefeitura Municipal de Caxias do Sul – LIC
:: Apoio cultural: Instituto Elisabetha Randon, Randoncorp e Villagio Caxias