A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul lança, na próxima quinta-feira (08/12), às 14h, o livro As Eleitas: Mulheres que Constroem a Política Caxiense. A obra nasceu da intenção da Mesa Diretora deste ano de valorizar as 21 eleitas por Caxias do Sul que assumiram como titulares ou suplentes ao longo da vida política da cidade. Também celebra a história do Parlamento Municipal, tornando-se uma fonte de consulta sobre a trajetória de mulheres que, com sua coragem e persistência, enfrentaram as urnas e se desafiarem a trabalhar pela comunidade assumindo mandatos num contexto em que os homens tradicionalmente são maioria.

“Reconhecer é o que desejamos por meio deste livro que chega às mãos da comunidade num instante histórico, quando o poder Legislativo completa 130 anos. É a nossa forma de agradecer e homenagear as 21 mulheres (vereadoras, deputadas estaduais, deputada federal, vice-prefeitas e prefeitas em exercício) que, em cargos eletivos, representaram ou ainda representam nossa cidade, região, Estado ou país na luta por melhorias à população”, sublinha a presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT.

Além de Denise, compõem a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice-presidente), Velocino Uez/PTB (2º vice-presidente), Zé Dambrós/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB (2º secretário).

Integram o grupo feminino em destaque na obra: 18 vereadoras (sendo 13 titulares: Ana Maria Corso, Denise da Silva Pessôa, Estela Balardin, Ester Troian Benvenutti (in memoriam), Geni Peteffi (in memoriam), Gladis Frizzo, Iró Nabinger Chiaradia (in memoriam), Marisol Santos, Paula Ioris, Rachel Calliari Grazziotin (in memoriam), Rosane Fátima Hambsch do Nascimento, Silvana Teresa Piroli e Tatiane Frizzo; e 5 suplentes: Andressa Marques, Cleonice Araujo, Daiane da Silva Mello, Gilda Marcon Grazziotin Nora (in memoriam) e Roselaine Frigeri); 3 vice-prefeitas eleitas – que também já atuaram como prefeitas em exercício, as três e mais a vereadora Geni Peteffi chegaram a assumir a prefeitura interinamente: Marisa Formolo Dalla Vecchia, Justina Inez Onzi (in memoriam) e Paula Ioris; 2 deputadas estaduais: Marisa Formolo Dalla Vecchia e Maria Helena Sartori; e 1 deputada federal – como suplente: Ana Maria Corso. A maior parte delas estará presente para autografar o livro em ato aberto à comunidade.

A publicação foi elaborada pela equipe feminina da Comunicação da Casa, coordenada pelo jornalista Gabriel Lain (um dos organizadores da obra), e está dividida em três capítulos. O primeiro aborda brevemente a temática das “Mulheres no Poder” e faz a abertura do livro. O segundo capítulo, “Biografia das Eleitas”, traz o perfil das 21 mulheres que assumiram postos eletivos representando Caxias do Sul nos Parlamentos municipal, estadual ou nacional e no Executivo local. No terceiro capítulo, “Entrevistas com as Eleitas”, é possível conhecer mais sobre a trajetória delas, seja por meio de conversas registradas recentemente ou por pronunciamentos feitos no exercício do cargo e mantidos pelo Centro de Memória da Câmara Municipal de Caxias do Sul (CMCS) ou pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

A obra será distribuída gratuitamente a quem comparecer à sede do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição). Exemplares também serão remetidos a bibliotecas, instituições de ensino e órgãos públicos da cidade, além de permanecerem disponíveis para consulta e pesquisa na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da CMCS.