Foto: Neiva Poletto em divulgação de sua exposição "Arte, Uva e Cultura"/Reprodução site Prefeitura de Bento Gonçalves

Amigos e familiares se despedem nesta terça-feira (24) da ex-diretora da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, a artista plástica e professora, Neiva Maria Valenti Poletto. Ela tinha 75 anos, e faleceu na noite de segunda-feira, 23. Era casada com Bruno Poletto com quem teve os filhos Andrea, Alex, Bruna Caroline e Jean. Deixa também três netos.

Neiva lecionou Artes na Escola Agrotécnica Federal no período de 1980 a 1997. Ao longo de sua trajetória foi ainda curadora das artes plásticas de Bento Gonçalves e região, tendo realizado inúmeras mostras artísticas. Fez parte da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG), que chegou a presidir.

Neiva teve grande importância na virada cultural da cidade, ocorrida após a criação da Fundação Casa das Artes, da qual foi diretora. Depois abriu um espaço especial para artistas e escritores, o Café com Arte, onde aconteceram diversos eventos culturais de grande expressão. Participou e organizou diversas exposições de artes na cidade e no exterior. Era uma pessoa que se dedicava à cultura e ao movimento cultural em efervescência na cidade.

O velório ocorre na Casa das Artes e o sepultamento será às 16horas