O Projeto Maturidade Urbana de Bento Gonçalves visa a integração da Melhor Idade em segmentos artísticos que possibilitem explorar novos conhecimentos e qualidade de vida relacionada à Cultura Urbana.

Assim, as mais de dez participantes do projeto, participaram dos movimentos do hip hop do município, com dança, cinema e aulas de graffiti. Essa imersão rendeu a produção da primeira canção de rap do projeto.

O nome da música é alusivo ao lema do projeto: “Hip Hop é mais legal que fazer tricô”. A letra foi escrita pelos Mcs New Guss e Makley, baseada nas experiências que elas tiveram sobre a Cultura Urbana. Depois, foi feito a melodia no estúdio Visão Natural Records.

A letra fala sobre o movimento Hip Hop e sobre fazer parte da cultura. O professor do projeto, Pedrinho, ressalta que a produção do rap “possibilitou uma imersão maior além da dança. Isso demonstra que a Cultura Urbana está acessível a qualquer idade, proporcionando aberturas artísticas intergeracionais”.

A música recebeu um tratamento baseado em trap, tendo como referência Type Beat do Orochi, um dos artistas em destaque do cena. O trap é um subgênero do rap que surgiu na década de 2000, nos Estados Unidos, com batidas com mais melodias e baterias, usando também a ferramenta do auto tune que é uma das suas estéticas.

A aluna Dorotea Rizzon destaca que o momento foi diferente. “A mensagem que a música passa é que nada é impossível. É só querer que a gente consegue, claro que dentro das nossas limitações. Estamos gostando e aprendendo muito, tentando fazer o nosso melhor”, explicou.

O rap “Hip Hop é mais legal que fazer tricô” foi lançado na quarta-feira, dia 23, e está disponível no no canal do YouTube da Nest Support. Confira:

O projeto Maturidade Urbana é uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Biblioteca Pública Castro Alves, Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social e Sesc.