Arquiteta e sobrinha de Ary Trentin, Cristina Mioranza.

Em uma noite marcada pelo tom de recordações de Ary Trentin (1942-2002), Caxias do Sul ganhou, na quinta-feira (24), uma obra para perenizar o legado artístico do poeta, fotógrafo e professor que grifou seu nome na vida cultural da Serra gaúcha.

O livro “Algumas Tramas: Um Passeio pelo Talento Multifacetado de Ary Trentin”, assinado por Marcos Fernando Kirst, rememora a trajetória do biografado pelos campos da humanidade, das artes e da comunicação, premiando o leitor com o apuro literário e estético de suas poesias, cartas e fotografias.

Marcos Fernando Kirst.

Na Galeria Municipal de Artes de Caxias do Sul, onde ocorreu o lançamento e a sessão de autógrafos da obra, Kirst relembrou dos quatro anos dedicados a pesquisas e entrevistas, bem como à escrita do livro, período no qual aprendeu a conhecer Trentin. “Não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas fui conhecendo sua essência através dos depoimentos, uma pessoa que certamente teria virado meu amigo por comungar do reconhecimento transformador da cultura e da arte na vida das pessoas. Inclusive, ele transformou a arte do relacionamento humano em algo artístico. Esse livro pereniza sua memória e sua história”, disse o autor da obra.

Acompanhado por familiares, admiradores e ex-colegas de Trentin, como Jose Clemente Pozenato, com quem teve o nome lançado na icônica antologia poética “Matrícula”, o lançamento do livro guardou passagens emocionantes. Uma delas foi protagonizada pela arquiteta Cristina Mioranza. Em seu discurso de agradecimento aos envolvidos no projeto, a sobrinha do intelectual e mentora do livro leu o poema “Cantiga para Cristina”, que guarda trechos como “Cristina, menina ou verso, és perfume feito de alvoradas, és embalo serena cantiga que o sonho esculpe em tuas mãos”.

A secretária em exercício da Cultura, Magali Quadros, ex-aluna de Trentin, lembrou da intensa criação produtiva do professor e destacou o papel do município para manter viva a memória da cidade. “O professor Ary sempre estava produzindo, sempre muito ativo e criando novidades com seu talento. Que a gente possa, pelas leis de incentivo do município, manter e preservar a memória de nossos artistas, das pessoas que produzem e contribuem para a trajetória cultural da nossa cidade”, destacou.

Os exemplares da obra estão disponíveis para aquisição no Instituto Filhos (Rua Pinheiro Machado, 2569 – Sala 71 – São Pelegrino, Caxias do Sul – RS), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. O contato pode ser feito pelo fone 991975646. A receita resultante da venda dos livros será revertida para a entidade.

Fonte: Exata Comunicação / Foto: Divulgação