Foto: Card Divulgação/Crédito Douglas Trancoso

O Instituto de Leitura Quindim, um espaço de referência no Brasil e
dedicado ao livro e às infâncias em Caxias do Sul, inaugura nesta quinta-feira, dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil, a exposição “Poéticas Artivistas”, com obras do casal de ilustradores caxiense Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso.

A exposição permanecerá até o dia 19 de junho e será composta por 05 séries de ilustrações e esculturas: “Lova em Quadrinhos”, “Sementes e Luas”, “Ancestrais”, “Duas Tribos” e “Misterioso Sul”. Segundo a artista Giovana Mazzochi, “O nome da exposição e cada série escolhida faz o público refletir sobre diferentes aspectos da vida humana e do meio ambiente.”

A exposição “Poéticas Artivistas”, apresenta ilustrações, quadrinhos, ilustrações com poesias e esculturas. A visitação é de quarta a sábado, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

A data escolhida para a abertura da exposição é o Dia Nacional do Livro Infantil. porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Lobato é o criador do personagem Quindim, um rinoceronte. O nome do Instituto de Leitura Quindim também é uma homenagem ao autor.

Sobre as séries que serão expostas:

Lova em Quadrinhos (2020)
Lova surgiu em 2016 como personagem do livro homônimo, que já é conhecido por centenas de leitores infantis e adultos também. Durante estes oito anos, Lova esteve presente em escolas, entidades assistenciais, feiras de livro e em lares de pessoas que acreditam no poder da leitura. Lova voou para fora do seu livro e nos acompanha nesta fase desafiadora das nossas vidas, lidando com a mudança climática. Este pequeno Ser viaja com seu olhar cheio de pureza, na sua jornada em busca de um mundo justo e de paz para todas as criaturas. Série com 9 quadrinhos.

Sementes e Luas (2020)
Esta pequena série ilustrada e poética trata de uma singela reverência ao feminino e à natureza cíclica que nos sustenta. Entender, respeitar e conectar-se com o ciclo natural, são formas de manter o equilíbrio da biodiversidade e das relações e emoções, dignificando a vida humana, animal e vegetal. A série de quatro ilustrações com poesias representa estas quatro fases da mulher e da lua:
1- Inverno – A criança – Lua nova – Início do ciclo
2 – Primavera – A donzela – Lua crescente – Fase folicular
3 – Verão – A mulher – Lua cheia – Ovulação
4 – Outono – A anciã – Lua minguante – Fase lútea

Ancestrais (2015)
Série de quatro esculturas criadas a partir de pincéis descartados que foram transformados em personagens inspirados nos povos indígenas e na lenda da erva mate.

Duas Tribos (2013)
Esculturas criadas a partir de pincéis e trinchas descartadas, vaso marajoara e um ferro de passar antigo. As expressões obtidas nos rostos, criados sobre os pincéis, bem como o vaso marajoara e o ferro de passar que representa uma embarcação, buscam uma reflexão sobre o encontro dos indígenas das Américas com os invasores europeus.

Misterioso Sul (2018)
Série de oito ilustrações que discorrem sobre lendas do Sul e fazem parte do Livro Misterioso Sul (Elos do Conto Edição e Arte, 2018) dos escritores Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, André Ricardo Aguiar e Nil Kremer.

Sobre Gio e Doug
Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso são graduados em Licenciatura Plena e Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul. A dupla de artistas que lidera o estúdio criativo Gio e Doug Artes, desde 2009. Dedicam-se à criação artística através da música, teatro, animação, ilustração e diversas formas de expressão. São escritores e artistas visuais, especializados em eco escultura, pintura mural, fotografia, videoarte e design. Ministram também oficinas, vivências e cursos de arte, criatividade e natureza para professores e pessoas de todas as idades, promovendo a exploração criativa e a conexão com a natureza.