Imagem: Tonio Caetano, vencedor 2020/Divulgação

Termina nesta sexta-feira, dia 03 de fevereiro, o prazo de inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura. O concurso é um dos mais importantes e consagrados reconhecimentos a escritores estreantes no País e, em 2023, chega a sua 20ª edição. Podem ser inscritas obras inéditas nas categorias Romance e Conto até às 18h da sexta-feira pelo site www.sesc.com.br/premiosesc. O resultado deve sair em maio.

Oferecendo oportunidades a novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela Editora Record, inseridos na cadeia produtiva do mercado editorial com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares.

O processo de curadoria e seleção das obras inscritas é criterioso e democrático, feito de forma anônima, sem a identificação do autor, com a avaliação de escritores renomados que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária. Em 20 anos de Prêmio, diversos autores foram descobertos e se consolidaram graças ao incentivo do concurso, dentre eles, Juliana Leite, Marcos Peres, Luisa Geisler, André de Leones, Franklin Carvalho, Rafael Gallo, Sheyla Smanioto, Tobias Carvalho e Lucia Bettencourt..

Em 2022, a última edição, 1.632 trabalhos foram inscritos: 844 em Conto e 788 em Romance. O vencedor, na categoria Conto, foi o paraense Pedro Augusto Baía. Já a categoria Romance foi conquistada pela gaúcha Taiane Santi Martins, que é natural de Vacaria.

Prêmio Sesc de Literatura 2023
Inscrições: Até 18h do dia 03/02, pelo site www.sesc.com.br/premiosesc
Categorias: Conto inédito (de 100 mil a 400 mil caracteres com espaços) e Romance inédito (de 160 mil a 600 mil caracteres com espaços)

dito: Divulgação Tônio Caetano

Legenda: Na foto, um dos vencedores da edição de 2020 do Prêmio Sesc de Literatura