Até o dia 07 de agosto, pessoas com 14 ou mais, que possuem nível musical avançado e buscam aperfeiçoamento, podem se inscrever nos cursos do 12º Festival Internacional Sesc de Música. O evento, considerado um dos maiores de música de concerto da América Latina, é realizado pelo Sesc/RS em Pelotas, entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2024.

Nesta edição, os alunos podem escolher entre 21 opções: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico e composição, e choro, que inclui violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival, onde também está disponível o regulamento completo do projeto. Existem quatro modalidades de bolsas: integral para alunos em geral (isenção taxa de matrícula, curso completo, transporte Porto Alegre/Pelotas); integral especial (mesmas condições da primeira, porém apenas para alunos Projetos Vida com Arte/Unisinos e Escola da Ospa); parcial especial (R$ 50 taxa de matrícula e curso completo, para estudantes da Universidade Federal de Pelotas); e parcial geral (R$ 190 taxa de matrícula, curso completo e transporte Porto Alegre/Pelotas). No caso das bolsas integrais, o Festival oferece hospedagem com hotéis parceiros com descontos exclusivos.

Além da ficha de cadastro com informações pessoais, os interessados devem enviar um vídeo de 3 a 5 minutos, publicado no YouTube, com repertório de livre escolha com seu instrumento ou canto. O requisito não é obrigatório apenas para os estudantes de composição e choro. A divulgação dos selecionados e matrícula em 1ª chamada acontecerá entre os dias 29/08 e 12/09, e em 2ª chamada, entre 22/09 e 08/10. O credenciamento dos alunos em Pelotas será feito no dia 14 de janeiro de 2024.

O 12º Festival Internacional Sesc de Música terá como homenageados Alberto Nepomuceno, Gabriel Faurè e Bedrich Smetana.

Sobre o Festival Internacional Sesc de Música

Sob direção artística do maestro Evandro Matté, a 12ª edição do evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. O Festival acontece a partir de dois eixos: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música, com professores renomados mundialmente. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.

Em janeiro deste ano, o Festival reuniu 335 alunos de cinco países e 22 estados brasileiros. Ao longo de 12 dias, mais de 60 apresentações gratuitas em diferentes espaços da cidade foram prestigiadas por mais de 40 mil pessoas. Para 2024, a principal novidade é que o Rio Grande do Sul se junta aos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe no time do Sesc Orquestra Jovem, com turma em Pelotas.

12º Festival Internacional Sesc de Música – Inscrições
Cursos: Violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico e composição, e choro, que inclui violão, sopros, acordeon, bandolim, percussão e cavaquinho.
Inscrições: Até 07/08 pelo site www.sesc-rs.com.br/festival/
Divulgação dos selecionados e matrícula 1ª chamada: 29/08 a 12/09/2023
Divulgação dos selecionados e matrícula 2ª chamada: 22/09 a 08/10/2023
Realização do Festival: 15 a 26/01/2024