Imagem: Exposição “Jardim de Roccas”/Crédito Daniel Herrera

A Galeria de Arte Gerd Bornheim já está se preparando para receber a exposição “Jardim de Roccas”, da artista Cristina Lisot, que abre para visitação no dia 07 de julho, às 19h, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima. A abertura da mostra conta com performance da artista em parceria com o bailarino Akácio Camargo, e com a participação do músico Wilson Schaefer. A orientação coreográfica é de Sigrid Nora, que também é responsável pelo desenho de luz. A expografia é de Carolina Lisot.

Cristina trabalha de modo transversal e colaborativo nas artes do espetáculo, dando mãos a saberes e experimentando vocabulários. A artista se define como uma coleção de informações em dança, artes visuais e bioquímica, além de reunir criações na produção de vestíveis e de objetos.  O interesse pelos têxteis e pelo movimento figuram como o seu recorte de pesquisa.

“Jardim de Roccas” é uma mistura de instalação artística, com recursos das artes manuais, trabalhando sobre conceitos de materialidade, imagem, luz, performance e dança. O trabalho apresenta objetos têxteis visuais em formato de pedras tecidas com fios de arame, além de uma série de bordados sobre papel manteiga antigo. O projeto foi aprovado no edital FAC Visual de 2021.

A proposta inclui a criação de um livro de arte com registros dos materiais expositivos e corporais que se complementam e constroem narrativas sobre mitologias e permanências. As fotos para o livro foram produzidas por Daniel Herrera, com iluminação de Sigrid Nora. O projeto gráfico do trabalho é do designer Marco Aurélio Verdi.

A mostra é realizada com recursos do Pró-Cultura RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.