A partir de agora, a Faculdade FTEC de Bento Gonçalves passa a ser Centro Universitário. A portaria foi publicada pelo Ministério da Educação na última semana e entra em vigor imediatamente. Desta forma a instituição fica denominada Centro Universitário Uniftec de Bento Gonçalves.

Como Centro Universitário a instituição poderá oferecer mais oportunidades de formação. Sendo Centro Universitário a instituição ganha em autonomia e celeridade na abertura de novos cursos de graduação e ganha agilidade em processos acadêmicos e administrativos que se traduzem em facilidades para seus alunos e formandos. Portanto, mais do que uma portaria, esse ato marca a consolidação e uma história institucional de empreendedorismo, de trabalho colaborativo cotidiano de equipes de professores, coordenadores e funcionários que são movidos pelo propósito de oferecer para a comunidade uma educação de excelência, que transforma pessoas e organizações.

“O status de Centro Universitário é para poucos no Sistema de Educação Superior Brasileiro, menos de 16% das Instituições de Ensino Superior o detém. Isso é fruto de um trabalho colaborativo de alunos, professores e funcionários de mais de 24 anos, quando iniciamos na cidade com uma pequena escola de informática na rua Saldanha Marinho. Mais um movimento empreendedor bem-sucedido de tantos que a nossa Bento Gonçalves faz germinar. Um agradecimento especial à comunidade de Bento e região, pelo acolhimento a nossa instituição, desde o nosso início”, enfatiza Claudio Meneguzzi Junior, fundador e Presidente da Mantenedora e Reitor do Uniftec.

De acordo com a professora Debora Frizzo, Vice-reitora do Uniftec, este ato oficial é o final de um longo projeto de transformação da instituição, iniciado em 2020, e que contou com o esforço e participação de toda a comunidade acadêmica. Mas mais do que isso, essa portaria é a chancela de um processo de crescimento e evolução da instituição, nascida e “criada” em Bento Gonçalves e para a cidade e região. Essa transformação do status universitário consolida a missão institucional da FTEC, que é contribuir para o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho e, assim, desenvolver pessoas, organizações e cidades.

Para 2023, a instituição ofertará novos cursos superiores, dentre os quais, cursos na área da saúde e uma nova engenharia, a Engenharia Elétrica. As inscrições para o vestibular para este curso e os demais já estão abertas e as aulas do próximo ano iniciam em 06 de março de 2023.