A Viapiana, em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, será a terceira vinícola a receber a turma 11 do Curso Profissional de Sommelier desenvolvido pela Associação Brasileira de Sommelier (ABS-RS). As aulas ocorrem de 6 a 8 de dezembro, envolvendo temas como noções básicas de vinificação, vinhos da região de Champagne, da Espanha e de Jerez.

Esta é a terceira vez que a Viapiana sedia uma turma da ABS. A primeira foi ainda em 2018, com um módulo extra sobre Vinhos do Brasil, oferecido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a segunda no final de julho. No local, além dos conhecimentos teóricos, os alunos têm a oportunidade de visitarem as instalações, além de conhecerem alguns dos principais produtos elaborados pela empresa, com direito a coquetel de espumantes.

Débora Molinari Viapiana, do Marketing e Relacionamento da vinícola, destaca a importância da parceria com a ABS. “É ótimo pela questão de visibilidade da marca, já que temos a oportunidade de apresentar a nossa vinícola e os nossos vinhos a um grupo de alto nível de profissionais da área, além de formadores de opinião”, observa a executiva.

O presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr., comemora a parceria com a vinícola e destaca a importância dessa colaboração para o sucesso do curso, que chega a sua 11ª edição com turmas lotadas de alunos vindos de todas as partes do Brasil. “Temos aulas diferenciadas, aliando a teoria à prática, graças à cooperação das vinícolas gaúchas. Na Viapiana especialmente, reconhecida pela alta qualidade dos seus vinhos da rainha das uvas, a Chardonnay, os alunos passam a perceber a qualidade o potencial de excelência dos nossos rótulos brancos”, observa o presidente.

O Curso Profissional de Sommelier
O Curso Profissional de Sommelier envolve um total de sete módulos (112 horas), com início em 4 de outubro e término em maio de 2020. Serão sempre três aulas por mês (sextas à noite, sábados e domingos), que acontecem em tradicionais vinícolas gaúchas, sendo o último módulo ministrado no Spa do Vinho. Nas aulas, serão repassados os mais importantes conhecimentos, passando por noções básicas de vinificação e produção de vinhos, harmonizações, vitivinicultura, serviços dos vinhos, além de estratégias de consumo e de comunicação com os clientes.

Com aulas ministradas pelos mais experientes profissionais do ramo no Brasil, o curso traz um abrangente conhecimento sobre o mundo de Baco. Além disso, o diploma, emitido em parceria com a ABS-SP, conta com a chancela da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), sendo válido em todo o território nacional.

O sommelier
O sommelier é o responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e prova do vinho antes que o mesmo seja servido ao cliente. A profissão foi regulamentada no Brasil através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.

Programação:
Módulo 1: 4 a 6 outubro – Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)
Módulo 2: 8 a 10 novembro (vinícola da Serra Gaúcha)
Módulo 3: 6 a 8 de dezembro – Vinícola Viapina (Flores da Cunha)
Módulo 4: 14 a 16 de fevereiro de 2020 – Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)
Módulo 5: 13 a 15 de março de 2020 – Vinícola Salton (Bento Gonçalves)
Módulo 6: 24 a 26 de abril de 2020 (vinícola da Serra Gaúcha)
Módulo 7: 15 a 17 maio de 2020 (vinícola da Serra Gaúcha)

Inscrições:
Pelo link http://pag.ae/7V9d69Er4

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Reprodução Internet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here