Passear por diferentes épocas de Bento Gonçalves traz olhares sobre o processo evolutivo do tempo e espaço do município e é o que propõe a exposição “Ontem e Hoje”, idealizada por Cleper Ravanello e Dieco Scotton, em 2019. A mostra está em cartaz até o dia 02 de março no Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.

O recorte de 1910 até meados de 2000 contou na edição e manipulação digital de imagens antigas e atuais, em um procedimento de sobreposições digitais, criando um novo olhar. Dessa forma, tem-se um processo abrangente de transformações arquitetônicas, culturais, sociais e políticas que aconteceram ao passar das décadas. Em uma mesma imagem manipulada, é possível fazer uma comparação visual entre o antigo e o atual de maneira simples e atrativa, provocando uma “nostalgia” na pessoa que a visualiza.

Ao provocar essa “nostalgia”, a intenção do proponente do projeto é despertar em quem vê as fotos um interesse e uma valorização ainda maior pela história da cidade, principalmente pelo trabalho e dedicação dos primeiros habitantes que ali se instalaram, participando de sua evolução.

O projeto “Ontem e Hoje” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e sete quadros com ampliação das manipulações fotográficas foram doados ao Museu do Imigrante como contrapartida.

De acordo com a museóloga Deise Formolo, a exposição “nos transporta e aproxima uma visibilidade patrimonial de Bento Gonçalves. As diferentes fases mostram as modernidades de um processo histórico sempre em curso. Nessa roteiro proposto pelos idealizadores, vemos uma imagética documental que fala diretamente a realidade de seus processos”.

“Ontem e Hoje” foi exposta em 2020 no Museu do Imigrante e retorna em 2024 para que mais pessoas conheçam o trabalho desenvolvido por Cleper Ravanello e Diego Scotton e também (re)conheçam traços da visualidade histórica de Bento Gonçalves.

A exposição está disponível no site: https://bentoontemehoje.com.br/

Serviço
O que: “Ontem e Hoje”, de Cleper Ravanello e Diego Ribeiro
Quando: até 02 de março de 2024
Horário de visitação: de terça a sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12 e das 13h às 17h.
Local: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto