No conjunto de assuntos estudados anualmente pelas escolas de Flores da Cunha sempre está a História e a cultura dos imigrantes. Porém em 2024, esse estudo foi ampliado, já que o município está comemorando o Centenário de sua emancipação.
Não foi diferente na escola em que fui fazer esta reportagem, onde, no último dia 9 de abril, a turma do sétimo ano recebeu Ivo Gasparin, compositor e integrante do Grupo Ricordi, o famoso conjunto de músicas em Talian de Flores da Cunha.
O encontro entre os estudantes e o compositor, promovido pela professora de Português, buscou ampliar o estudo da relação dos descendentes dos imigrantes com a música.
Os estudantes tiveram a oportunidade não só de fazer perguntas, mas também de ouvir músicas e visualizar apresentações do Grupo, porque o compositor foi até a escola levando arquivos fotográficos, áudios, vídeos, CDs e Vinis que registram a trajetória do Ricordi.
Ao longo de quase duas horas do encontro, Gasparin contou um pouco da história do grupo, experiências que teve e o começo da carreira. O grupo começou em 1980, composto por 2 casais: Ivo e Rita Dambros Gasparin e Olisse Dalla Vale e Isaura Marin Dalla Vale. Com o tempo também participaram Nelson Marcon e Marcos Scopel. Atualmente, além do casal Gasparin, também integram o Grupo, Fátima Caldart Galiotto e Teolides Manfron. Ao todo, o grupo gravou 4 vinis e 4 CDs em um total de 72 composições de Ivo Gasparin – letra e melodia, além de 12 músicas cedidas para outros grupos que também atuam com músicas em Talian.
Além de contar aos estudantes sobre a emoção de participar da Vindima da Canção, um festival que era realizado em Flores da Cunha, com a música La Mora, o compositor relatou sobre os prêmios em festivais de Caxias do Sul e Serafina Corrêa, quando ficou conhecido o estilo que diferencia o Grupo Ricordi: músicas em talian com humor. O grupo “bombou” com La Scala Rolante e Se o Sinelo Non Resbala, e passaram a animar bailes e participar de shows em todos os estados do Sul do país e até em estados de outras regiões do Brasil.
“Prestar atenção em coisas simples do cotidiano e em frases ditas costumeiramente pelas pessoas” foi a dica dada pelo compositor para fazer músicas. Além das canções do Ricordi, Ivo é autor do Hino Oficial de Flores da Cunha e de mais 5 hinos de escolas municipais, sendo também escritor, com 4 livros já publicados.
O Grupo Ricordi, ao longo de mais de 4 décadas, certamente contribuiu para divulgar o municípiode Flores Da Cunha e a cultura local para boa parte do Brasil, além de ajudar a preservar o Talian. “Aprendam o Talian, não tenham vergonha de falar o dialeto” foi o recado dado por Gasparin aos estudantes no final do encontro.
Nesse mesmo dia, a turma do 7º ano recebeu Laura Maria Salvador Bordin, eterna rainha da Banda Santa Cecília, cujas histórias contadas por ela serão relatadas em outra reportagem.
*Matéria especial, escrita pela estudante Giuliana Gioia Piccoli, do sétimo ano da Escola Interativa Educação Infantil, Fundamental, Médio e Cursos Livres de Flores da Cunha (RS). 2º lugar na categoria 3 / reportagem.