Um título de uma música informa, geralmente, o tema principal escolhido pelo compositor para a sua canção. É uma forma de destacar e comunicar sobre o que vai falar a canção. Pensando nisso, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um estudo inédito em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, para produzir um retrato sobre os principais temas escolhidos pelos compositores brasileiros, a partir das palavras mais utilizadas em títulos musicais. A instituição apresenta o levantamento em comemoração ao Dia Internacional da Música, celebrado neste 01 de outubro.

Considerando apenas as canções nacionais, o Ecad formou um ranking com as 20 palavras mais repetidas nos títulos escolhidos por compositores, que fazem parte da gestão coletiva da música no Brasil. O levantamento analisou mais de 2,2 milhões títulos de obras musicais nacionais, o que resultou num estudo de mais de 4 milhões de palavras. As três primeiras colocadas foram as variações de Amor/amar/amo, Deus e vida. O estudo também indicou quais músicas com essas palavras formaram o top 3 das mais ouvidas nos últimos cinco anos no Brasil.

Outro ranking musical produzido pelo Ecad mostrou as músicas mais tocadas no Brasil nos últimos cinco anos e como ficaram ranqueadas as palavras que aparecem com mais frequências nos títulos das canções nacionais. Foram identificadas as músicas “Você partiu meu coração” (20a), “Amor falso” (26a), “Vida vazia” (313a) e “Coisa de Deus” (348a) na lista das mil primeiras colocadas.

Para o estudo, foram utilizadas as informações dos cadastros dos titulares de música, filiados às sete associações (Abramus, Amar, Assim, Sbacem, Sicam, Socinpro e UBC), que administram o Ecad. Atualmente o banco de dados conta com o cadastro de mais de 17 milhões de obras musicais nacionais e estrangeiras.

O levantamento também levou em consideração palavras-únicas, desconsiderando conjunto de palavras, expressões e “stopwords”, como artigos e pronomes. Foram analisadas canções cadastradas, liberadas e de autoria de compositores cadastrados na gestão coletiva da música no Brasil.

Ranking das palavras mais repetidas em títulos de canções nacionais:

1 – Amor/Amar/Amo – 101.479 repetições
2 – Deus – 28.426 repetições
3 – Vida – 23.743 repetições
4 – Coração – 22.382 repetições
5 – Jesus – 14.822 repetições
6 – Saudade – 14.236 repetições
7 – Tempo – 13.513 repetições
8 – Mulher – 13.343 repetições
9 – Dia – 12.343 repetições
10 – Samba – 11.192 repetições
11 – Mundo – 11.089 repetições
12 – Noite – 10.075 repetições
13 – Paixão – 9.730 repetições
14 – Senhor – 9.411 repetições
15 – Forró – 8.381 repetições
16 – Casa – 8.053 repetições
17 – Menina – 7.947 repetições
18 – Sonho – 7.680 repetições
19 – Canção – 7.565 repetições
20 – Feliz – 7.439 repetições

O estudo também separou as três primeiras palavras do ranking (Amor,Deus e Vida) e destacou as músicas mais tocadas onde estas palavras aparecem.

Top 3 – AMOR 
Músicas nacionais com a palavra Amor mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Rádio, Sonorização, Música ao vivo e Casas de Festas e Diversão.

Amor falso – Mc Rogerinho / Felipe Enzo / Walber Cassio
Apenas mais uma de amor – Lulu Santos
A gente fez amor – Dener Ferrari / Blener Maycom

Top 3 – DEUS
Músicas nacionais com a palavra Deus mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Rádio, Sonorização, Música ao vivo e Casas de Festas e Diversão

Coisa de Deus – Pedro Taveira / Edu Valim / Renan Valim
Ninguém explica Deus – Clovis Pinhão
Deus me livre – Alexandre / Carlos Eduardo / Serginho Sol / Darci Rossi

Top 3 – VIDA
Músicas nacionais com a palavra Vida mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Rádio, Sonorização, Música ao vivo e Casas de Festas e Diversão

Vida vazia – Felipe / Bruno
O grande amor da minha vida – Jeferson Farias / Nino Marcos
Além da vida – Santanna

Fonte: ECAD