Em 1° de outubro é celebrado o Dia Internacional e Nacional das Pessoas Idosas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 para sensibilizar a sociedade sobre as questões do envelhecimento e as necessidades de ampliar as ações para a qualidade de vida dessa população. A Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, acredita que é preciso ter um olhar atento para a saúde integral das pessoas, por isso incentiva a adoção de hábitos saudáveis que caibam na rotina, como praticar atividades físicas com conforto e segurança.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE) de 2022, em 10 anos, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população, ou seja, um aumento de 9 milhões de pessoas idosas no Brasil. Com o envelhecimento, muitas pessoas desenvolvem doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Nessa fase, também pode haver o enfraquecimento dos músculos, a perda de equilíbrio, de agilidade, de flexibilidade e de resistência muscular, e por isso as pessoas idosas ficam mais sujeitas a quedas.

Para manter a saúde integral, é necessário manter bons hábitos de saúde no dia a dia, integrando uma boa alimentação e atividades físicas para uma vida com qualidade e bem-estar. “Para as pessoas idosas, as práticas esportivas que trabalham força, por exemplo a musculação, são uma boa forma para manter ou aumentar a massa muscular. Os exercícios de equilíbrio, agilidade e coordenação também são importantes para a prevenção de quedas e de fraturas ósseas”, explica Caroline Wagner, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.

As atividades físicas ajudam na independência e autonomia dos movimentos e para isso é indicado o acompanhamento profissional. “É importante ter uma orientação profissional para estar consciente dos esforços para a prevenção e cuidados de lesões. Exercícios de alongamento e aquecimento são indicados conforme a avaliação física de cada pessoa idosa, bem como o uso de recursos que cuidam dos músculos e articulações”, afirma a Fisioterapeuta.

Além de ter mais qualidade de vida e conforto físico, uma pessoa idosa ativa também fortalece a mente. “Os exercícios mantêm a saúde mental em dia, pois garantem a sociabilidade, diminuem o estresse e a ansiedade, contribuem para a criatividade e para a memória, promovem a autoconfiança e a autoestima”, finaliza Caroline.

Em 2023, a Mercur lançou a campanha de saúde Cuidado que move a vida com o intuito de estimular as práticas saudáveis e de autocuidado com conforto e segurança para manter o corpo em movimento. A empresa tem investido na cocriação para o desenvolvimento de recursos e soluções que passam por etapas de legitimação com profissionais de saúde e pessoas usuárias. Os materiais apresentam designs exclusivos, com fabricação 100% brasileira.

Sobre a Mercur  
A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate governance).