Se está procurando uma oportunidade para estudar fora do país, as universidades públicas na França oferecem taxas anuais baratas ao bolso do brasileiro. Muitas instituições de ensino ainda continuam oferecendo a mesma taxa dos locais aos estrangeiros.

Assim, se você possui esse sonho, saiba que as taxas anuais são de cerca de 170 euros – o que dá, aproximadamente, R$ 75 por mês. No país, as taxas de ensino são bem inferiores, mesmo a de nomes bastante renomados, o que é bem diferente de outros países da Europa.

Além do valor que falamos acima, o valor das universidades públicas na França seguem uma tabela. Então, a graduação é de 170 euros, enquanto para mestrado e doutorado, você pagará, anualmente, 243 e 380 euros, respectivamente.

Outra das vantagens é a facilidade de aprovação nos cursos, mesmo nas escolas mais concorridas. Não é necessário realizar provas de conhecimentos específicos, apenas testes de proficiência na língua. A aprovação é baseada na avaliação chamada de Dossiê de Candidatura, no qual o candidato descreve suas experiências profissionais, histórico escolar e apresenta uma carta de motivação.

No entanto, não ter o domínio da língua não é um impeditivo. Isso porque existem mais de 1.600 opções de cursos que são baseados 100% em inglês, descartando a obrigatoriedade de dominar o Franças para estudar em uma universidade pública do país.

Como se inscrever?
Os candidatos devem fazer suas inscrições em um sistema chamado Campus France, que é um site do governo francês. As inscrições para iniciar as aulas em setembro acontecem entre outubro e 31 de janeiro do ano anterior. Para a graduação, o prazo é até 15 de dezembro.

Por fim, além de todas as vantagens já citadas, estudar em uma universidade pública na França ainda permite o solicitante a requisição de cidadania francesa após dois anos de estudos. Outro benefício é a possibilidade de conciliar o estudo e trabalho, pois o visto de estudante francês permite ao aluno trabalhar.

Fonte: SCD