Imagem: Divulgação Festa da Uva

Com o lema “Cucagna: ndove se sogna, se magna e se fà festa!”, a Festa Nacional da Uva traz os desfiles cênicos para sua edição de 2024. Em seis oportunidades, entre os dias 15 de fevereiro e 2 de março, a tradicional atividade tomará conta do Centro de Caxias do Sul, sempre a partir das 20h.

São cerca de 1,3 mil pessoas participando dessa ação, sendo 1,2 mil figurantes. Participam 51 grupos artísticos, nove distritos e mais de 100 pessoas na produção executiva, reunindo poder público, empresas e profissionais das áreas. O desfile cênico contará com 14 alegorias, entre carros alegóricos e alegorias móveis, que já estão sendo confeccionados, nos espaços dos artistas envolvidos e também na Maesa. Durante os desfiles se manterá o costume de distribuição de cachos de uva ao público.

Neste ano, uma das novidades será a trilha sonora original que conduzirá todo o cortejo. Composta pelo músico Éder Bergozza, concretizará a narrativa sonora e poética das cenas, proporcionando aos presentes os sons da alegria que habitam o imaginário onírico da Festa da Uva com riqueza de detalhes musicais.

O corso alegórico se estenderá pela Rua Sinimbu, entre as ruas Alfredo Chaves e Dr. Montaury, com concentração a partir da Rua Vereador Mário Pezzi, sendo sempre precedidos pelo pré-desfile, que tem início às 19h e conta com a participação de Randoncorp, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (SCAA), entre outros, além da execução da música-tema desse ano, “Mérica”, de Éder Bergozza, com interpretação dos cantores Rafa Gubert e Tita Sachet.

De acordo com Cristina Nora Calcagnotto, Diretora de Cultura e de Desfiles e Secretária Municipal de Cultura de Caxias do Sul, a intenção é apresentar um desfile interativo, festivo e lúdico, trazendo uma maior associação da cena com o público. “A ideia é aproximar o público, tanto turista quanto o local, da nossa cultura, de uma forma orgânica. O abraço, o aperto de mão e o olho no olho são ações que movem o nosso novo conceito para essa edição”, afirma. A inspiração para as criações que serão apresentadas no decorrer do corso alegórico reside no tema de 2024, “Caminhos e lugares”, que vêm nos sonhos dos migrantes há cerca de quase 150 anos, no Rio Grande do Sul, que imaginaram uma realidade fantástica como fuga da fome e das incertezas que a travessia impõem.

Para assistir aos desfiles, o público pode contar com o conforto das arquibancadas disponíveis, com ingressos no valor de R$ 40 (inteira) ou R$ 20 (meia-entrada) por pessoa, que devem ser adquiridos pelo site da Festa da Uva. Ainda, é possível prestigiar os eventos de forma gratuita, ao longo da Rua Sinimbu, onde a organização aponta que podem ser levados bancos ou cadeiras de praia para melhor acomodação.

O Desfile Cênico da Festa Nacional da Uva 2024 tem o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio de Bradesco, Banrisul, Postos Sim, Randoncorp, Sicredi, Marcopolo, Supermercados Andreazza, Pettenati Vantajão e Sulgás e o apoio de Sindigêneros, Sorvelandia, Litz Decor e Rivatti Móveis. A produção é de AM9 Produções. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e Ministério da Cultura do Governo Federal.

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 15 de fevereiro a 3 de março de 2024, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Com o tema “Caminhos e Lugares”, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.

Confira a agenda dos desfiles cênicos da 34ª edição da Festa Nacional da Uva:
Dia 15 de fevereiro (quinta-feira): Abertura da Festa
Dia 17 de fevereiro (sábado)
Dia 21 de fevereiro (quarta-feira)
Dia 25 de fevereiro (domingo)
Dia 28 de fevereiro (quarta-feira)
Dia 2 de março (sábado): Encerramento
*Em caso de chuva e necessidade de cancelamento, duas novas datas estão disponíveis para realização de novos desfiles: dias 23 de fevereiro (sexta-feira) e 3 de março (domingo)

Fonte: Assessoria de Imprensa