Dois patrimônios artísticos de Bento Gonçalves vão proporcionar um espetáculo inédito para a comunidade. A Orquestra de Bento Gonçalves e o Coral da Fundação Casa das Artes unem seus talentos para o Concerto de Música Italiana que ocorre neste domingo, 03 de setembro, às 19h, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold da Fundação Casa das Artes. Para a ocasião, o evento terá como convidada especial a bailarina Deise Ceccagno. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de 1 kg de alimento não perecível que vai ser entregue para entidades assistenciais.

Grandes nomes serão evocados pelo espetáculo como Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Pietro Mascagni, Antonio Vivaldi, além de canções que já são tradicionais no repertório como “Funiculì Funiculà”, “O Sole Mio” e “Bella Ciao”.

De acordo com o maestro Gilberto Salvagni, o concerto “destaca compositores italianos e a importância da Itália no contexto da música universal. Com uma abordagem por segmentos, a Orquestra evidencia a ópera, a música de concerto, a canção popular e o folclore. A Itália é uma fonte inesgotável de inspiração musical que enriqueceu a paisagem musical global com sua diversidade e excelência”.

No programa, também vai ter trilhas sonoras compostas por Ennio Morricone, momento esse que terá a participação especial da bailarina Deise Ceccagno, na música “L’uomo Dell’armonica”.

“A dança sempre precisa da música. E quando a gente a dança, a música bate no nosso corpo. Sempre que a gente assiste uma orquestra, temos reações no nosso corpo. Nada melhor de ter uma bailarina no palco que possa trazer esse olhar. A dança é visual, conduz a atenção do espectador para os movimentos, que dinâmica é essa, que força é esse, que interpretação é essa”, destaca Deise.

Ainda, Deise comenta sobre a sua participação tendo como roteiro “L’uomo Dell’armonica”. “Ela foi composta para o filme ‘Era uma vez no oeste’ e é quase um personagem, ela tem uma carga muito expressiva. E é isso que estou tentando colocar na coreografia quanto no meu trabalho de intérprete”.

O maestro ressalta sobre a contribuição da Itália para a formação musical global. “A Itália desempenhou um papel fundamental na inovação musical, especialmente durante o Renascimento e o Barroco, contribuindo com técnicas e formas musicais inovadoras, como evidenciado em composições como ‘La Primavera’ de Antonio Vivaldi. Além disso, sua influência cultural vai além da música, sendo frequentemente destacada em trilhas sonoras de filmes e programas de TV, o que solidifica seu lugar proeminente na cultura global. A Itália continua a ser uma potência musical, conectando-se com o passado enquanto influencia o futuro da música de maneira significativa”.

O espetáculo marca a segunda parceria com o Coral da Fundação Casa das Artes. O Maestro Gerson De Souza, ressalta sobre essa apresentação inédita. “Em 2022, por ocasião de um concerto natalino, Coral e Orquestra já tiveram um primeiro encontro, muito elogiado por toda a comunidade. Para o Coral e seus cantores é um privilégio participar de um evento com a Orquestra, unindo suas vozes aos timbres e sonoridades da Orquestra em prol da arte musical”.

Neste segundo encontro, o coral vai participar em quatro canções: l’italiano, brindisi (ópera La Traviata), Va Pensiero (ópera Nabucco), L’uommo dell’armonica. Também está prevista uma apresentação somente do coral com a canção: O Bella Ciao.