Imagem: Exposição “Tramoia” da artista Julia Pema/Divulgação SMC

A Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul convida para a abertura da exposição da artista visual Julia Pema, que conta visitação guiada de abertura com a participação do curador Renan Soares, no dia 01 de setembro, às 19h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.

Julia Pema é mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Federal de Pelotas e atualmente é licenciada em Artes Visuais no IFSul. Na exposição “Tramoia”, a artista apresenta um recorte de sua produção propondo uma reflexão a partir do contexto social e histórico de quem trabalha com a costura de maneira artesanal, uma atividade que está historicamente atrelada a autonomia e a independência financeira das mulheres e ao processo de resistência e ancestralidade através dessa prática cotidiana. É realizado uma observação sobre o gesto em si, e os corpos que os executam, o que está implicado na linguagem, nos materiais e nos modos de pensar, na costura e no bordado, dentro e fora da arte.

A visita guiada com a artista e com o curador Renan Soares, que acontece na abertura da exposição, aborda um diálogo sobre questões que permeiam a exposição e o processo de elaboração, desde a escolha dos trabalhos, a construção conceitual até a expografia. Tanto artista como curador movidos por afetos e lembranças em relação a prática da costura e bordado, trazem uma forte expressão da arte têxtil que circulam tanto pelas práticas mais comuns como o bordado, mas também se expandem através da fotografia, do videoarte e da escultura.

No dia 02 de setembro, às 15h, acontece a oficina “Costura e fofoca”, que é a ativação do trabalho Sala de Estar/Oficina de Costura, que ensina técnicas básicas de bordado e costura para os participantes enquanto acontece um bate-papo sobre a exposição, relações de arte e costura, abordando algumas referências como Rosana Paulino e outras reflexões que surgirem durante a ação. A oficina é gratuita e os interessados devem se inscrever através da UAV DIGITAL: https://sites.google.com/view/uavdigital até o dia 01 de setembro.

A exposição fica em cartaz até o dia 01 de outubro e possui classificação indicativa livre. A visitação é gratuita e pode acontecer nos seguintes horários: segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Ordovás, localizado na rua Luiz Antunes, 312, no Bairro Panazzolo.