Os idosos que possuem um importante documento têm a possibilidade de viajar de graça. Trata-se, portanto, da nova carteira destinada a esse público. Assim, aqueles com 60 anos ou mais e com renda inferior ou igual a dois salários mínimos podem solicitá-la.

Dessa forma, essas pessoas podem economizar ainda mais se quiserem visitar lugares diferentes, tornando a experiência acessível a todos que se encaixam nos requisitos.

Obter o Cartão do Idoso para viajar de graça é um processo fácil e rápido, o que pode ser feito presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade do requerente. Dessa maneira, é preciso portar um documento de identidade com foto, o CPF e o Número de Identificação Social (NIS). Sendo assim, o período de emissão leva cerca de 45 dias.

Ademais, com a solicitação do cartão de forma online a fim de possibilitar os idosos a viajar de graça, a emissão é imediata. Assim, deve-se seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site da Carteira do Idoso.
  • Selecione a opção “Emitir Carteira”.
  • Faça login em sua conta Gov.br utilizando CPF e senha.
  • Confirme seus dados e clique em “Autorizar”.
  • Escolha a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”.
  • Clique em “Emitir”.

Realizado esse procedimento, os solicitantes podem salvar o documento pelo computador ou pelo celular e, ainda, têm a opção de imprimi-lo. Para viajar de graça, basta apresentar esse documento.

Como funciona o sistema de passagens gratuitas para idosos?

Conforme estabelecido no Estatuto da Pessoa Idosa pela Lei Nº 10.741/2003, cada viagem intermunicipais deverá reservar duas vagas gratuitas por veículo para os idosos. Se esses lugares já estiverem preenchidos no momento da compra, a lei assegura um desconto mínimo de 50% no valor das passagens.

Portanto, para usufruir desses benefícios e viajar de graça, basta apresentar o Cartão do Idoso ou qualquer documento de identificação oficial com foto durante a compra do bilhete.

Fonte: SCD