O local já abrigou a centenária Vinícola Salton de 1910 a 2004. Também foi ali, no entorno, que Bento Gonçalves começou a ser construída. Agora, o local acolhe o Piazza Salton que, ao manter toda fachada, valoriza e preserva uma parte significativa do patrimônio histórico da cidade. É o primeiro open mall que chega retomando o curso da história, gerando uma experiência única que engloba cultura, compras, turismo, arte, lazer e entretenimento com segurança e tecnologia. Tudo num único lugar e que estará aberto à comunidade regional e aos turistas a partir do meio-dia do dia 29 de abril. São 43 pontos comerciais, com destaque para a Renner com uma loja de mais de 2 mil metros quadrados de área e a Toca da Bruxa, rede de pizzaria temática com unidades no RS e SC.

Com o Piazza Salton, a cidade se transforma, ganha mais vida urbana – hoje o turismo está fortemente instalado no interior de Bento – com um empreendimento inédito que valoriza e revitaliza a área central. Agora, o público passa a ter um ambiente seguro para passear de dia e à noite com um mix democrático que permite atender todo tipo de necessidade. O formato aberto, que ganhou força com a pandemia e segue em crescimento, é um dos grandes diferenciais. Áreas fechadas harmonizam com uma praça central com espelho d’água, áreas abertas e com paisagismo e mobiliário que tornam o passeio muito mais leve e atrativo. “O Piazza Salton é um projeto para se admirar e que tem íntima relação com a história do lugar. É um presente para todos que moram ou visitam Bento Gonçalves. A cidade merece”, destaca Paula Reginato, diretora que representa os empreendedores.

Nos mais de 24 mil metros quadrados de área construída – 10.000 metros quadrados de área bruta locável – está a Pittol, uma das marcas âncoras, inaugurada ainda em dezembro de 2020 com acesso pela rua Marechal Deodoro. Com 2.589,81 metros quadrados, é a maior loja em área do empreendimento e agora se junta ao complexo conectada à Praça Central. Outra âncora é a Renner que em dois pavimentos totalizará 2.055,67 metros quadrados. Dos mais de 40 pontos comerciais, 31 são lojas e 12 quiosques, que formam um mix diversificado que contempla vestuário, calçados, moda íntima, bijuterias e acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, livros e revistas, beleza, barbearia, eletroportáteis, informática, farmácia, alimentação e bebidas.

A praça central multiuso de 2.100 m², cercada pelas lojas, une tradição e modernidade seguindo conceitos da arquitetura inclusiva. Logo na entrada, um mosaico de pedras retrata o logotipo do empreendimento sob o olhar da artista plástica de Bento Gonçalves, Caren Poletto Jacobs. Ao lado, um moderno espelho d’água abraça a chaminé centenária que permanece no local. O novo ponto de encontro dos moradores e visitantes também reserva um espaço totalmente dedicado às crianças. Para usufruir de tudo o que o Piazza Salton oferece, a estrutura dispõe de um estacionamento rotativo e coberto de 295 vagas em dois pavimentos.

Passear no Piazza Salton fará as pessoas se sentirem em casa. Isso porque, além de seguranças, também haverá um sistema de vídeomonitoramento com 180 câmeras com supervisão interna no próprio empreendimento. Para maior comodidade de todos os públicos, serviços como wi-fi em todas as áreas, escadas rolantes, banheiros e fraldários, rede de antenas de telefonia móvel, placas fotovoltaicas e reaproveitamento da água pluvial para uso condominial. Muros e telhados verdes também foram contemplados.

Um pouco da história do local
Foi entre a vinícola e a Igreja Matriz Santo Antônio, que se encontra a Cruzinha, monumento que marca o local onde foi enterrado um tropeiro alemão que tinha como ofício a demarcação de terras no período pré-colonização. Este é um dos marcos que simboliza que a cidade, então vila, surgiu ali, neste exato local. O valor histórico foi decisivo para a preservação das fachadas da vinícola mais antiga do Brasil em funcionamento. Assim, o projeto revitaliza um patrimônio que tem ligação direta com o desenvolvimento de Bento Gonçalves e do setor vitivinícola brasileiro. As fachadas mantêm a cor original, guardando as memórias dos bons tempos.

NÚMEROS E ESTRUTURA
– Pavimentos: 5
Nível Praça de Eventos – 9 lojas
Nível Varanda – 12 lojas
Nível Barão do Rio Branco – 10 lojas
Estacionamento – 2 pavimentos – 295 vagas rotativas (1.500 dia)
– Pontos comerciais: 43, sendo 31 lojas e 12 quiosques
– Algumas das marcas/lojas confirmadas: Pittol, Renner, McDonald’s, Panvel, Gang, Magnabosco, Doce Docê, Toca da Bruxa, Sorvelândia, Egrano, Superlegal, Ivan Pons, Barbearia Pentefino, GigaCell, Havanna Café, Livraria Santos, Meriene Moda Íntima, Gringo´s Pub, Prosperitá Bijuterias, Enoteca Família Salton.
– Inauguração segundo semestre: Enoteca Salton e McDonald’s
– Quiosques: Vrum Vrum Car Kids, BG Cell, Diliz Gourmet, Naturale Sul, Formosura Laços, Magic Toy Entreterimento.
– Acessos (a pé e de carro)
Veículos – Rua Dr Montaury
Pedestres – Pelas ruas Barão do Rio Branco e Dr. Montaury, além da Loja Pittol pela rua Marechal Deodoro

Mais informações: @piazzasalton | www.piazzasalton.com.br | contato@piazzasalton.com.br

Fonte: Conceito Com / Fotos: Divulgação Piazza Salton