Imagem: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves

A Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves iniciou o ano de 2023 com a realização do inventário do acervo da instituição. O último registro é de 2021, quando foram contabilizados 28.500 livros. Essa é uma tarefa que consiste na conferência de informações bibliográficas, sendo uma atividade de grande importância para a verificação geral do acervo.

Assim, pode-se constatar a real quantidade de obras disponíveis, o número de exemplares extraviados ou desaparecidos, uma revisão do estado em que se encontram e uma reposição se necessária.

Conforme a bibliotecária Paula Porto a importância do inventário reflete na manutenção dos livros e na entrega de um bom serviço ao público.“É um serviço que exige grande carga de trabalho, mas necessário e importante para que se tenha um conhecimento adequado do real acervo, além de possibilitar uma avaliação das coleções”, destaca.

É também por meio do inventário que uma biblioteca pode realizar estudos de quais obras literárias precisam ser obtidas para o fortalecimento do acervo. Nesse ponto, a bibliotecária Paula Porto atenta que as doações compõem a maior parte do acervo da Biblioteca Pública, além de integrar projetos da instituição.

“Em relação às doações de livros, a comunidade bento-gonçalvense é sempre muito generosa, agradecemos e reforçamos a importância dessas doações para a Biblioteca, pois a maior parte do nosso acervo é composta desta forma. Doar livro é um gesto de afeto, uma ação social, uma forma de democratizar o acesso à leitura, oportunizando pessoas que não tem condições de adquirir, além de possibilitar maior circulação dos livros”, ressalta Paula.